Muitos se emocionaram com as palavras da Prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos, que na ocasião, falou de sua história quando descobriu o câncer na mama e anunciou o Núcleo de Prevenção ao Câncer e Apoio aos Pacientes e Familiares.

“Quem me conhece sabe o quanto eu sou alegre, gosto de brincar e de fazer as pessoas sorrirem. Mas a doença apareceu e achamos que nunca vai acontecer com a gente. O câncer é uma doença muito ingrata, porque o processo é muito doloroso. São horas e horas fazendo quimioterapia. E eu até refleti as palavras de uma enfermeira que disse pra mim que eu fui escolhida para além de ser a primeira prefeita mulher de São Francisco, tive a oportunidade de me tratar, de servir de espelho para muitos e olhar pelas pessoas que sofrem dessa doença na minha cidade”, detalhou Francimara entre lágrimas.

Depois dessas palavras a Prefeita falou que em maio será inaugurado o Núcleo de Prevenção ao Câncer e Apoio aos Pacientes e Familiares, sob a coordenação de Sabrina Freitas de Souza. O projeto será pioneiro na cidade.

 A ação social aconteceu em frente à Prefeitura e contou com o trabalho voluntário de diversos profissionais e parceiros. O pátio da prefeitura estava repleto de pessoas. Para motivar a idéia, o Padre da Paróquia São Francisco de Paula, Lucas Mendes disse que pretende também fazer um evento sobre o câncer na Praça Principal da cidade. Na ocasião, houve apresentação do Art Lata, capoeira e exercícios aeróbicos.

Já as secretarias ofereceram gratuitamente serviços como corte de cabelo, barba, sobrancelhas, manicure, pedicure, houve vacinação contra a febre amarela, marcação de mamografia, ultrassonografia da mama e exame de papa nicolau (preventivo). Outro parceiro foi a Faculdade Redentor que montou um stand para realizar a aferição de pressão arterial e medição de glicose. Uma ambulância e profissionais da saúde ficaram à disposição durante o evento. Também os artesãos puderam expor seus trabalhos de artesanatos.

Foram realizadas três palestras: a consultora do SEBRAE, Morena Mendes falou sobre “Tendências de Moda”, o uso do lenço e dicas de beleza; A Psicóloca Nilvinha Coutinho destacou sobre o acompanhamento do paciente e familiares durante o tratamento da doença e a Oncologista, Elizabeth Uhl abordou sobre diagnóstico, prevenção, formas de tratamento do câncer e elogiou a Prefeita pela atitude relevante em criar um Núcleo de Apoio para auxiliar na prevenção da doença na cidade.

 

Compartilhe: