O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de São Francisco de Itabapoana se tornou referência de toda a região do Norte do Estado do Rio de Janeiro, porque é o único núcleo especializado que realiza tratamento dos dentes de forma completa. Esta é mais uma conquista resgatada pelo governo da Prefeita Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos.
Situado nas dependências do Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas, o CEO conta com atendimentos variados, tais como Periodontia (tratamento da gengiva), Endodontia (tratamento de canal), Odontopediatria (cuida da saúde bucal das crianças), tratamento para pacientes especiais, além de cirurgias.
Desde a sua reforma e reabertura (fevereiro 2017), o CEO tem aumentado o quantitativo de atendimentos: Em fevereiro foram 47 pessoas, em março mais que triplicou o número, somando 156 pacientes e somente na primeira quinzena de abril o relatório já aponta quase 100 atendimentos realizados. “A tendência é só aumentar por conta da demanda. Mas já temos um grupo de profissionais técnicos que estão preparados para atender bem a população”, disse a Coordenadora da equipe de dentistas, Carla Rangel Palmeira Pimentel.

O Centro de Especialidades fica aberto de segunda a sexta-feira das 8 às 17h. O paciente deve primeiro passar por uma triagem no consultório dentário da Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua localidade, onde será avaliado e encaminhado para receber atendimento no CEO. Com a requisição em mãos e o cartão do SUS, os interessados poderão se dirigir até Centro de Especialidades para marcar sua consulta.
A coordenadora antecipou alguns progressos. “Para ampliar ainda mais os atendimentos e cobrir outras áreas de carências no nosso município, nós temos ainda o interesse de ter mais especialidades no CEO e estamos trabalhando para isso”, adiantou Carla Rangel.