A 1ª Conferência Regional da Saúde da Mulher realizada em São Francisco de Itabapoana teve seu objetivo alcançado, ou seja, as propostas discutidas entre os eixos foram aprovadas pela Comissão e os delegados foram eleitos para representar a Região Norte na Conferência Nacional da Saúde da Mulher que será realizada em 10 de junho deste ano.

A Prefeita Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos abriu o encontro que reuniu diversos representantes da Região Norte, sociedade civil organizada, comunidade, além do articulador do Conselho Estadual de Saúde, Sebastião de Paula Piraí.

“Eu me sinto orgulhosa por essa Conferência ter acontecido pela primeira vez em nosso município. Mais um motivo que reforça nossa luta, porque sabemos em que condições se encontra o estado da saúde em nossa região. É hora de nos unir para mudar esse quadro. Eu como prefeita tenho essa obrigação de promover o bem estar para todos os munícipes”, confirmou a Prefeita.

Logo de início foi lido e aprovado o Regimento da Conferência. Em seguida a secretária de Saúde, Shirley Rangel Gomes palestrou sobre o tema central do encontro que foi “Saúde das Mulheres Desafios para a Integridade com Equidade”. Também houve palestra com a clínica médica especializada em Geriatria, Shirley Barreto que abordou o tema “Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres”.

Para elaboração das propostas, os participantes se dividiram em grupos e discutiram os sete eixos temáticos. Após o debate foram apresentadas e aprovadas as propostas e logo em seguida feita a eleição dos delegados que irão levar as sugestões feitas e representar a região Norte na Conferência Nacional de Saúde da Mulher.

Ao final do encontro foram distribuídos pela Secretaria de Meio Ambiente 250 mudas de aroeira, por ser tratar de uma planta terapêutica medicinal no trato da saúde feminina, entre outros benefícios.