Durante palestras na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana (SFI), na sexta-feira (7) e segunda-feira (3), houve a apresentação do livro “A Menina e o Papel de Bala”, da escritora Izabel Gregório, para os professores da rede municipal da Educação Infantil. A obra literária servirá para a contação de histórias em eventos pedagógicos para os alunos são franciscanos.
Durante os dois dias, Izabel detalhou os personagens do livro e contou um pouco da sua vasta experiência e as formas de trabalho com as crianças. O livro, composto por 259 paginas, é uma publicação da editora própria da autora e impresso pela Graf Band. A autora, especializada em histórias infanto-juvenil e infantis, teve a capa do livro retratada em um painel de dois metros de altura e 1,50m de largura pelo artista plástico Watson Marques, profissional do Departamento de Cultura da SMEC de SFI.
Resumo da obra – “A Menina e o Papel de Bala é um livro infanto-juvenil que retrata a vida de Maria Eduarda Moura da Silva de Souza, conhecida como Dudinha Mousou. Ela queria crescer, ser logo adolescente, por conta das limitações impostas às crianças.
Então, sem querer, provoca o entupimento da rede de esgoto da rua onde mora com uma bola de papel de bala, promovendo uma grande confusão. A partir deste acontecimento, Dudinha tem a oportunidade de crescer, de fato, com todas as situações que passa a enfrentar, como bullying, perda de ente querido, depressão, entre outras.
E, de fato, vai crescendo, naturalmente, descobrindo a importância do coletivo, do trabalho, dos estudos da leitura, do uso da internet, dos amigos, da família, da fé e do amor! Tudo isto num ambiente escolar e familiar, enaltecendo a escola e a família como os maiores e melhores formadores da consciência cidadã.