Após ficarem paradas desde a gestão anterior, as obras na Rua Maximiliano Andrade, na localidade de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana (SFI), retomadas pelo Governo Francimara, estão em estágio avançado. A previsão é de que a instalação dos pisos intertravados seja concluída até o próximo dia 21. Moradores do local aprovam o trabalho e relatam problemas passados antes da intervenção no local.
O aposentado Manoel José Santos disse que a intervenção é “um sonho antigo da comunidade”. Segundo ele, em períodos chuvosos “ninguém podia passar pela rua” devido à lama. Essa também foi a opinião da moradora Maria Jorgina Azevedo. “Quando chovia e eu queria ir à igreja, precisava levar um calçado de reserva comigo e quando chegasse lá, tinha que lavar os meus pés”, contou.
Moradora há 45 anos do local, ela afirmou que já presenciou alguns automóveis ficarem agarrados na rua. Disse ainda que a obra é importante para os residentes das adjacências. “Estava na hora de melhorar a nossa rua. Não podíamos ficar a vida toda na lama”, concluiu Maria Jorgina.
Parceria – As obras, que contam com oito operários, são resultados de um convênio entre os governos municipal e federal, estando orçadas em R$ 645.005,05. Somente 400m da pavimentação, de um total de 841m, foram concluídos na administração passada.
“Esperamos que até a sexta-feira (21) o calçamento esteja concluído, mas é importante ressaltar que isso depende das condições climáticas”, ressaltou o subsecretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Alex Favorett. Ele também informou que, terminada essa fase, os trabalhadores seguirão para a implantação da calçada. Além disso, cinco quebra-molas serão instalados.