Seguem disponíveis em São Francisco de Itabapoana (SFI) as vacinas contra febre amarela e gripe. A

s doses estão disponíveis em nove unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h.

A imunização contra a febre amarela é destinada para pessoas com idade entre nove meses e 59 anos. Já o público-alvo da vacina da gripe, que também está disponível para toda a população, é formado por crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas de até 45 dias, trabalhadores da saúde, professores e adultos acima de 60 anos.

O coordenador de imunização, Cristiano de Souza, destacou que é de suma importância a aderência dos munícipes à campanha de vacinação para, desta forma, dificultar a proliferação dessas doenças em SFI. “Estamos nos mobilizando a fim de chamar a atenção dos são franciscanos para a necessidade e a importância das vacinas”, ressaltou.

Segundo ele, somente 60% do grupo prioritário recebeu a proteção contra a febre amarela, o que representam 23.452 doses aplicadas. “A aderência caiu nos últimos meses. Pedimos aos moradores que não deixem de procurar os postos do Programa Saúde da Família (PSF) em Gargaú, Guaxindiba, Praça João Pessoa, Travessão de Barra e Barra do Itabapoana; as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imburi, Buena e Santa Clara; a Clínica da Família, na área central; ou a Unidade de Vacinação, em Ponto de Cacimbas”, informou Souza.

 

Quanto à proteção contra a gripe, apenas 5.400 pessoas foram vacinadas, de um total de nove mil da categoria preferencial. “Muitos idosos ainda se recusam a se vacinar, mas são eles que mais sentem as consequências dadoença. A pneumonia se instala no corpo devido à gripe”, explicou o representante da Secretaria Municipal de Saúde. Ele esclareceu ainda que, 1.777 cidadãos fora do público alvo receberam a proteção.

Ascom SFI

Compartilhe: