São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou a segunda reunião para viabilizar no município a implantação de cursos do Instituto Federal Fluminense (IFF) de São João da Barra (SJB). O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (9), na sede da prefeitura são franciscana.

 Representando o Governo Francimara, a secretária de Educação e Cultura, Yara Cinthia, e o secretário do Trabalho, Assistência e Promoção Social, Fagner Azeredo. Já pela instituição de ensino, estiveram presentes o diretor-geral do IFF/SJB, Valdeir de Souza Júnior; a diretora de Ensino, Maria Lúcia Ravela Nogueira; e a diretora-coordenadora de Pesquisa e Extensão, Maria Lúcia Ravela Nogueira.

Yara destacou a importância da reunião. “A capacitação vem ao encontro do que o município precisa. É necessário identificar as nossas carências, mas também temos que analisar o custo e a viabilidade financeira, afinal, existe uma crise nacional, sendo que ela é mais grave nos municípios do Estado do Rio de Janeiro, que passam por dificuldades econômicas”, lembrou.

Fagner reforçou a preocupação da secretária. “Vamos realizar um estudo e depois de identificada a necessidade do município, enviaremos o projeto para o IFF/São João da Barra. Havendo viabilidade, a previsão é de que os cursos sejam implantados em São Francisco de Itabapoana no ano que vem”, ressaltou.

Em relação à capacitação a ser oferecida, Maria Lúcia informou que os cursos serão ofertados de acordo com a demanda a ser apresentada pelo município. “Caso a parceria seja consolidada, em média, a partir da assinatura do convênio, os cursos têm possibilidade de serem implantados em até 60 dias”, ressaltou a diretora de Ensino.

Ascom SFI

Compartilhe: