Uma equipe da Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou nesta segunda-feira (8) uma visita técnica ao Assentamento Zumbi dos Palmares, localizado em Cajueiro, zona rural do município. A intenção do Governo Francimara é proporcionar mais aproximação com os assentados e coletar dados para que sejam encaminhados para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Segundo informações do subsecretário da pasta, João Manhães, está sendo feita pelo Governo Francimara uma parceria com o Incra para regularizar esses assentados. “Estamos em contato constante com o superintendente do Incra do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Castilho, e já conversamos muito sobre esse acordo. A principal finalidade será para que, após a regularização do grupo, o órgão federal emita para eles o DAP (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar)”, revelou.

Para auxiliar os assentados na regularização junto ao órgão federal, o agrônomo da Secretaria de Agricultura, Edmar Henriques, ficará à disposição a fim de colaborar com o grupo.

O agrônomo explicou as razões da sua participação. “Estamos atendendo a uma solicitação do Incra, na qual os dados devem ser coletados por um técnico. Fizemos as visitas para levantar as informações, porém, é importante destacar também que esse trabalho também será contínuo”, enfatizou Edmar.

Durante a visita, ainda foram distribuídas diversas mudas de árvores frutíferas produzidas na estufa municipal. Na oportunidade, o subsecretário de Agricultura e o agrônomo Edmar também sentaram com algumas famílias para conhecer a realidade, tiraram dúvidas do grupo e deram orientações na questão do cultivo de lavouras.

O subsecretário antecipou que nesta sexta-feira (11), na sede da Secretaria de Agricultura de SFI, está marcada uma reunião com o representante do Incra Rodrigo Bolfim para entregar as informações coletadas pelo técnico.

Ascom SFI

 

Compartilhe: