O Dia Nacional da Guarda Municipal (10) está se aproximando e a população de São Francisco de Itabapoana (SFI) é quem sairá ganhando. Neste sábado (7) a Guarda Civil Municipal (GCM) realizará o projeto “Guarda em Ação, São Francisco em Movimento”, na Praça Principal do Centro da cidade. A iniciativa se estenderá durante toda a manhã (das 8h às 12h) de forma gratuita.

Para o projeto serão oferecidos à população ginástica aeróbica, spinning, jogos recreativos, zumba e alongamento. De acordo com o comandante da GCM, Fabiano Vasconcellos, o efetivo possui profissionais nas áreas da saúde, educação física e artes marciais. “Iremos mostrar essas habilidades do efetivo. Dessa forma, estaremos dando o que temos de melhor”, afirmou Vasconcellos.

Segundo o guarda municipal Marcos Antônio Tavares, um dos organizadores do evento, o “Guarda em Ação” é uma forma de aproximar mais a comunidade do efetivo. “Além de antecipar as comemorações do Dia Nacional da Guarda Municipal, o projeto também promove um efetivo mais presente, mais próximo. Por essa razão, vamos realizar esse projeto na área social, trazendo benefícios para todos”, ressaltou.

Interrogado sobre o trabalho do efetivo no município, Tavares falou sobre o assunto. “Vamos realizar esse projeto porque queremos movimentar SFI e trazer uma maior interação com a comunidade, pois sabemos que a Guarda precisa ser mais parceira e amiga da população e quebrar esse medo que muitas pessoas têm quando observam um guarda civil fardado. Quando alguém fizer alguma denúncia, saiba que pode contar com a gente. Nós mantemos o nome da pessoa em sigilo”, destacou.

Legislação – Em 2009, foi sancionada a Lei 12.066, que instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Nacional da Guarda Municipal. A guarda municipal é a denominação utilizada no Brasil para designar a instituição de controle social ostensivo para proteger os bens, serviços e instalações dos municípios.

Ascom SFI

Compartilhe: