A vacinação contra a febre amarela continua sendo ofertada nos postos vacinadores de SFI, de segunda a sexta-feira, de 08h às 16h. Ela integra o calendário de imunização do SUS e está disponível durante todo o ano na rede municipal para pessoas entre 9 meses a 60 anos de idade.

Segundo o Coordenador de Imunização do município, Cristiano de Souza, é de suma importância que as pessoas que ainda não se vacinaram, procurem um posto mais próximo para se imunizarem “Aproximadamente 24 mil pessoas no município já foram vacinadas, mas existe um contingente que ainda não se imunizou, e isso nos preocupa, pois com a proximidade das férias escolares de fim de ano, muitas pessoas viajarão e é aconselhável que estejam protegidas”, ressaltou Cristiano, completando ainda que a dose da vacina é única. “Segundo a OMS as pessoas não precisam se preocupar em tomarem o reforço, uma única dose já as protegem”, enfatizou.

“No início do ano, o Brasil foi surpreendido com um surto de febre amarela. Agora houve queda no número de casos. Mas os trabalhos de imunização continuam e os sanfranciscanos precisam ficar atentos porque a doença pode ocorrer em qualquer época do ano e pode levar a óbito. Nosso desejo é que todos que estejam aptos a tomarem a vacina, sejam imunizados”, reforçou a Prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Doença é infecciosa

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe. Alguns sintomas da doença são: febre, dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas, dor de cabeça, perda de apetite, náuseas e vômito, olhos, face ou língua avermelhada, fotofobia, fadiga e fraqueza.

Postos Vacinadores

Postos do Programa Saúde da Família (PSF) em Gargaú, Guaxindiba, Praça João Pessoa, Travessão de Barra e Barra do Itabapoana, Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imburi, Buena e Santa Clara, Clínica da Família, na área central ou a Unidade de Vacinação, em Ponto de Cacimbas.