A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou nesta sexta-feira (20) um mutirão para atender 50 pacientes na Clínica da Família, no Centro da cidade, como parte da programação do “Outubro Rosa”. Durante a manhã, três ginecologistas atenderam pacientes encaminhadas pelo Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), ocorrendo consultas e avaliações, a partir dos critérios do Ministério da Saúde. Entre elas, estava a moradora de Pingo D’Água Janilda Santos, 59 anos, que revelou ter conseguido mostrar seus exames e foi “muito bem atendida”.

O médico que atendeu a paciente Janilda, o ginecologista Rossimar Barros, pontuou que ações com essa são importantes para incentivar o diagnóstico precoce do câncer, quando há mais chances de cura. “A cada dois anos, a mulher acima de 40 anos deve realizar a rotina ginecológica, que inclui preventivo e mamografia. A SMS tem se empenhado para promover com exatidão o diagnóstico da doença logo no início”, destacou.

“Além do trabalho preventivo é fundamental que as ações de saúde ofertadas à população atendam ao princípio da integralidade da assistência. Neste sentido, as pacientes avaliadas hoje, se necessário, terão seus exames agendados e após o resultado, serão encaminhadas à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação do ginecologista”, afirmou o secretário municipal de Saúde. Ele declarou que “junto com a prefeita Francimara toda a SMS tem trabalho com responsabilidade”.

Às pacientes, a administradora da Clínica da Família Germano Barros Delgado, Fabiane Novaes falou: “Vamos ligar avisando para as mulheres que foram encaminhadas para exames para informar a data dos mesmos. Estamos aqui para servir. Espero que todas tenham sido bem atendidas”.

Ascom SFI

Compartilhe: