O Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas, São Francisco de Itabapoana (SFI), voltou a disponibilizar a vacina contra a raiva em humanos. O procedimento estava suspenso no município desde outubro de 2016, sendo retomado pela prefeitura no final do mês passado, evitando que o paciente se desloque até o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos dos Goytacazes.

O coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiano de Souza, explicou que devido a um problema de abastecimento do Ministério da Saúde, o Governo do Estado optou por centralizar a disponibilização das doses antirrábicas. “Desta forma, os atendimentos eram encaminhados para o HFM”, contou.

De acordo com Souza, “se alguém for mordido ou arranhado por cães ou gatos, de rua ou domésticos que não estejam com a vacinação em dia, ou ainda seja picado por morcegos, pode procurar o HMMC para que seja feita a avaliação médica. Caso constatada a necessidade, o paciente receberá o tratamento necessário”. Ele informou que, em média, são quatro doses por pessoa.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, destacou que a Prefeitura de SFI, por meio da SMS, “está trabalhando intensamente para melhorar a estrutura do HMMC e o seu poder de resolutividade, a fim de que cada vez mais casos possam ser tratados no próprio município, evitando o encaminhamento de pacientes às cidades vizinhas”.

Para Campista, a disponibilização da vacina antirrábica é um significativo ganho para o HMMC, “na medida em que possibilita o atendimento integral dos pacientes envolvidos com a raiva humana”.

O abastecimento da vacina será realizado mediante a demanda apresentada pela SMS.