A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), em parceria com o Sebrae-RJ, promoveu nesta sexta-feira (17) uma capacitação através de palestras sobre orientação de crédito consciente. A ação ocorreu na sede do Executivo, sendo direcionada a micro e pequenos empreendedores do município. O vice-prefeito de SFI, Claudio Henriques, que também é secretário de Agricultura e Pesca, representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Inicialmente, a consultora Ana Paula Caputo palestrou a respeito do tema “Crédito – Sebrae” e esclareceu os cuidados na hora de obter uma linha de crédito. “A primeira questão é se organizar. A gente não pode buscar uma linha de crédito sem estar devidamente organizado, ou seja, fazer o dever de casa: eu preciso saber quanto a minha empresa fatura, quais são os gastos, porque isso precisa gerar uma capacidade de pagamento do empréstimo. A segunda questão é avaliar se realmente você precisa de crédito, além de outras situações, como estabelecer quais são os seus sonhos, as suas expectativas de crescimento no negócio para programar a busca deste crédito”, ressaltou Ana Paula.

Posteriormente, a organizadora do evento, Jéssica Rangel, responsável pelo atendimento do Sebrae em SFI, convidou os presentes para um Coffee Breake e logo depois aconteceram mais duas palestras sobre linhas de crédito de duas instituições financeiras com os palestrantes Lúcia Alves, do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), e João Paulo da Rocha Mendes, da Caixa Econômica Federal (CEF).

Aprovação – O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/SFI), Gerson Wellington, destacou o alcance do evento. “É de muita importância esta orientação que o Sebrae dá para o empreendedor de São Francisco de Itabapoana, principalmente na área da contabilidade, em especial do controle da receita e da despesa que ele tem. A prefeitura, por intermédio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, também tem promovido eventos voltados para a capacitação dos nossos empreendedores”, destacou.

O comerciante Cleiton Ribeiro também aprovou as palestras. “São muito relevantes já que possibilitam a nós empreendedores o acesso a novas informações. Em relação ao crédito, por exemplo, podemos aprender um pouco mais para em caso de necessidade termos condições de usar. Muitos empreendedores às vezes até desejam buscar linha de crédito, mas não sabem de que maneira proceder”, revelou Ribeiro.

Participaram ainda do evento os secretários municipais Augusto Alves (Turismo, Comércio e Indústria), Gustavo Ramos (Transporte) e Yara Cinthia (Educação e Cultura); a procuradora geral do município, Eliza Pompemayer Abud; os subsecretários Ezaque Salvador da Penha (Trabalho e Desenvolvimento Humano), João Manhães (Agricultura e Pesca) e Rita Alexim (Controle Interno); a assessora Especial, Angela Rangel; e secretário Particular, Erbson Gomes Pires.