Isenções de segunda via de documentos, aferição de pressão arterial e orientação jurídica são alguns dos serviços gratuitos que estarão disponíveis nesta quarta-feira (29), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Praça João Pessoa, em São Francisco de Itabapoana (SFI). Este é o primeiro Cras a receber esta ação da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano.

Em média, 25 servidores vão atuar das 13h às 17h atendendo à população. Segundo o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, este trabalho é resultado de uma parceria entre o órgão que representa juntamente com a Fundação Leão XIII, o Procon, o Núcleo de Assistência Jurídica do Município e a Secretaria Municipal de Saúde.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou que “as parcerias realizadas pelo município permitem levar serviços relevantes à população de São Francisco de Itabapoana facilitando a vida do cidadão”.

A gerente de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Christiane Amaral, afirmou que o órgão espera a participação dos são franciscanos, pois “são serviços importantes e interessantes sendo oferecidos gratuitamente”. Segundo ela, nas próximas semanas, a ação acontecerá no mesmo horário nas outras duas unidades do Cras. No próximo dia 6 será no Cras da Ilha dos Mineiros e no dia 13, no da área central do município.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

• Carteira de identidade (2ª via)
  1. Original ou cópia da Certidão de nascimento ou casamento;
  2. Comprovante de residência.
  • Certidão de nascimento (2ª via)
  1. Cópia da certidão antiga (Na impossibilidade, é possível se obter a cópia na escola onde se estudou);
  2. Certidão de identidade que conste a ressalva do nascimento;
  3. Comprovante de residência.
  • Certidão de casamento (2ª via):
  1. Cópia da certidão antiga (Na impossibilidade, pesquisar no cartório de realização do casamento o número do livro, do termo e da folha);
  2. Certidão de identidade que conste a ressalva do casamento;
  3. Comprovante de residência.
  • Casamento civil:
  1. Cópia da certidão de nascimento do casal;
  2. Cópia da identidade do casal;
  3. Cópia do CPF do casal;
  4. Caso seja divorciado, cópia da certidão de casamento averbada;
  5. Cópia do comprovante de residência;
  6. Cópia da carteira de trabalho;
  7. Presença de ambos os cônjuges.
  • Certidão de óbito (2ª via):
  1. Cópia da certidão antiga (Na impossibilidade, pesquisar a numeração no cemitério do sepultamento ou na Santa Casa de Misericórdia);
  2. Carteira de identidade/ trabalho do solicitante;
  3. Comprovante de residência do solicitante.