Moradores de Praça João Pessoa, em São Francisco de Itabapoana (SFI), receberam na tarde desta quarta-feira (29) uma série de serviços gratuitos. O atendimento aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da localidade, sendo uma ação da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, em parceria com a Fundação Leão XIII, o Procon, o Núcleo de Assistência Jurídica do Município e a Secretaria Municipal de Saúde.
O subsecretário de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ezaque Salvador da Penha, representou o titular da pasta, Fagner Azeredo. “O movimento foi satisfatório. Antes mesmo de iniciar, às 13h, já havia um grupo de moradores aguardando. A prefeita Francimara Barbosa Lemos está de parabéns por esta parceria para beneficiar a população”, destacou.
Entre os serviços prestados, isenções de segunda via de documentos, aferição de pressão arterial, medição, pesagem e orientação jurídica. A enfermeira Raiza Duarte, do PSF de Praça João Pessoa, revelou que dependendo do resultado da aferição, o paciente pode ser encaminhado numa ambulância para ser atendido no Hospital Manoel Carola ou ainda agendada consulta a fim de realizar tratamento no PSF.
Já no setor jurídico, a coordenadora do Procon/SFI, a advogada Gilda Quintanilha, destacou os casos registrados com mais frequência. “As principais demandas são para esclarecimentos a respeito de pensão alimentícia, divórcio, reclamações sobre prestadoras de serviço (água, energia elétrica e telefonia móvel), além de cartão de crédito”, explicou Gilda, que atendeu aos moradores ao lado da também advogada do órgão Paula Azeredo.
A gerente de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Christiane Amaral, reforçou que no próximo dia 6 de dezembro a ação será realizada no Cras da Ilha dos Mineiros e no dia 13, no Cras do Centro da cidade, sempre das 13h às 17h.