A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI) passará a emitir quatro boletins diários, nos próximos dias, com o objetivo de divulgar à população a situação do Rio Itabapoana no município devido às chuvas que caíram na região. A informação é do secretário da pasta, Ilzomar Soares, acrescentando que haverá monitoramento das cabeceiras através de uma régua de medição.

“Além disso, vamos distribuir um folder explicativo sobre situações de emergência, ponto de encontro, comunicação e orientações diversas. Durante todo o dia, estaremos acompanhando junto à Redec-Norte (Regional de Defesa Civil Norte) e Inea (Instituto Estadual do Ambiente) outras estações do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. Nosso veículo fará rondas nas áreas mais sensíveis para que aumente a segurança dos munícipes”, revelou o secretário.

Segundo Ilzomar, a medição mais recente do Rio Itabapoana em SFI, que corta a localidade de Barra do Itabapoana, ocorrida às 14h15 desta terça-feira (5), atingiu 1,62 m, permanecendo a Defesa Civil em estado de atenção. Embora o nível normal para este período do ano seja de 60 cm, o nível de transbordo acontece somente a partir de 2,10 m.

“A Defesa Civil de SFI, numa medida preventiva em caso de eventuais problemas que poderiam acontecer como inundações e enchentes, está com estoque de atendimento caso necessite de amparar possíveis desabrigados. Mas vamos torcer para que não seja necessário”, ressaltou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Para mais informações ou ainda solicitação de ajuda em caso de enchentes os moradores do município podem ligar para os telefones 9.8161-6713 e 2789-1837.