A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, firmou nesta segunda-feira (4) a parceira “Óleo Legal SFI” com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, dirigida pelo padre Geraldo Gualandi, da cidade de Itaperuna, na Região Noroeste Fluminense. O objetivo é dar destinação adequada ao óleo vegetal usado e às garrafas tipo Pet no município são franciscano. O secretário da pasta, Ilzomar Soares, lembrou que um litro de óleo usado em fritura pode poluir um milhão de litros de água.

“A destinação incorreta do óleo vegetal causa sérios problemas ambientais no município. Visando minimizar estes danos, procuramos o padre Geraldo, que irá levar este material para a associação, produzindo sabão em barra, detergente e outros produtos”, revelou.

Soares ressaltou que o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ajudará SFI a aumentar a pontuação no ICMS Verde, que é um incentivo para que os municípios continuem investindo na preservação ambiental.

“Na base operacional da Secretaria de Meio Ambiente será instalado um Ecoponto de recebimento de óleos vegetais, assim como garrafas Pet, e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis poderá retirar garrafas Pet e bombonas com óleo vegetal usado já a partir do próximo dia 15 de dezembro”, explicou o secretário.

Segundo a prefeita Francimara Barbosa Lemos, “a prefeitura procura trabalhar em busca de alternativas que permitam contribuir para a sustentabilidade e ações ambientalmente corretas”.

“O município ainda será beneficiado, já que a cada 15 litros de óleo entregues à associação, receberá dois litros de detergente; a cada 10 litros, dois litros de cloro; e a cada três litros, duas barras de sabão. Os produtos serão estocados na secretaria e distribuídos para as unidades da prefeitura de SFI, gerando economia aos cofres públicos com o material de limpeza”, destacou Soares.