Com o objetivo de levar ações preventivas aos moradores, veranistas e turistas durante o verão, principalmente em relação às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (zika vírus, febre amarela, dengue e chikungunya), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) implantou o Ônibus Itinerante da Saúde. O veículo esteve no último fim de semana na Praia de Santa Clara e neste sábado (13) a ação acontece em Manguinhos, no período das 13h às 17h.

“Nosso Governo está promovendo medidas visando evitar que as pessoas adoeçam com a picada do Aedes aegypti. Além da distribuição de panfletos, que orientam a respeito do combate ao mosquito, é realizado ainda o trabalho de aferição da pressão arterial e prestadas informações sobre os serviços disponibilizados pelo município na área da Saúde, que tem o comando do secretário Sebastião Campista”, ressaltou a prefeita de SFI, Francimara Barbosa Lemos.

A aferição da pressão acontece no ônibus através de uma equipe de três profissionais: enfermeira, técnica de enfermagem e agente comunitária. Já a distribuição de panfletos é promovida por 30 agentes comunitárias de saúde, que percorrem as ruas e a orla da localidade onde o evento é realizado.

Algumas dicas para eliminar o Aedes aegypti

• Elimine os criadouros do mosquito, que coloca seus ovos em recipientes com água parada
  • Não deixe garrafas, sacos plásticos e pneus velhos expostos à chuva
  • Trate a água da piscina com cloro