A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), está realizando no período do verão a manutenção e conservação da vegetação à margem das rodovias estaduais que cortam o município. O objetivo é podar e retirar galhadas, gavinhas (apêndice semelhante a um fio, por meio do qual as plantas se ligam a outras, ou a corpos vizinhos) e lianas (cipós e trepadeiras), aumentando a segurança dos motoristas.

“SFI é cortado por quatro rodovias estaduais e para suprir demandas que deveriam ser executadas pelo Governo do Estado, a prefeita Francimara Barbosa Lemos solicitou à Sema um mapeamento de pontos com problemas de visibilidade, principalmente entroncamentos e curvas, no sentido de garantir o bem estar de motoristas e trabalhar preventivamente nas pistas. O serviço vem sendo executado pelos agentes do Departamento de Parques e Jardins”, ressaltou o secretário da pasta, Ilzomar Soares.

Em duas semanas, as equipes realizaram o trabalho em áreas com problemas, como na localidade de Barra do Itabapoana, sentido Retiro, Buena/Barrinha/Quilombo e Manguinhos, na região litorânea. Os agentes detectaram vários pontos “cegos” e de grande importância, solucionando o problema de visibilidade.

“O Departamento de Parques e Jardins ainda nesta semana irá atuar na RJ-196, na chegada do Parque Eólico de Gargaú. A prefeita Francimara considera a ação de suma importância para a garantia da segurança de moradores, veranistas e turistas. Além disso, ainda colaboramos junto à Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) na malha rodoviária do município”, ressaltou Soares.