O município de São Francisco de Itabapoana (SFI) vai aderir à Campanha Janeiro Branco, cujo objetivo é colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. A coordenadora de Saúde Mental em SFI, a psiquiatra Deborah Casarsa, em entrevista à Rádio São Francisco FM, na manhã desta sexta-feira (12), revelou detalhes sobre o evento.

“A campanha será realizada na próxima quarta-feira (17), na Praça São Francisco de Paula, no Centro, às 14h. A equipe da Saúde oferecerá um trabalho de conscientização em prol da melhoria da esquizofrenia, dos pacientes dependentes químicos, além da discussão de temas importantes como suicídio, depressão e ansiedade”, revelou a psiquiatra, acrescentando:

“A prefeita Francimara Barbosa Lemos e o secretário de Saúde, Sebastião Campista, solicitaram empenho durante a campanha. Haverá tendas com psicólogas ofertando uma avaliação chamada GDS, que é uma escala rápida de depressão, com uma triagem a fim de levantarmos alguns dados do município. Promoveremos sorteio de brindes e eu irei ministrar uma palestra com posicionamento da psicóloga do Caps, doutora Luiza, sobre informações de prevenção, tratamento e o manuseio das nossas emoções”, destacou Deborah.

            A coordenadora reforçou a necessidade de combater o adoecimento emocional, a partir do planejamento, debatendo ações em prol da saúde mental do município de SFI.

“É preciso ainda desmistificar o conceito errado de saúde mental: bipolaridade não é coisa de gente mal humorada, depressão não é coisa de gente preguiçosa, nós temos pré-conceitos sobre o que desconhecemos e isso traz prejuízos importantíssimos para nós mesmos, mas também para aqueles que nos cercam. Quem não cuida da mente, não cuida da vida e o corpo acaba transformando em doença aquilo que a gente não resolve na nossa cabeça”, ressaltou a psiquiatra.

Ascom SFI

Print Friendly
Compartilhe: