Após a realização do “Dia D” de combate à febre amarela, realizado no último sábado (27), a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, determinou que a Secretaria de Saúde ampliasse as ações visando aumentar o número de munícipes vacinados contra a doença. Segundo o órgão, ainda restam ser imunizadas em SFI cerca de 12 mil pessoas. Este ano, em todo o Estado do Rio de Janeiro, das 34 pessoas que contraíram a doença, 13 delas não resistiram e morreram.

“Desta forma, compreendendo a dificuldades da população de dirigir-se ao posto de saúde para receber a vacina, organizamos uma programação especial para facilitar este acesso. Neste sábado (3) a vacina estará sendo disponibilizada no ônibus itinerante, na localidade de Barra do Itabapoana, no período da 8h às 12h”, informou o secretário da pasta, Sebastião Campista.

A imunização plena contra a febre amarela é destinada à população com idade superior a nove meses e inferior a 59 anos. O secretário acrescentou que durante o dia 5 até o dia 9 a vacinação será disponibilizada na Praça da Igreja da Matriz, no Centro da cidade, e no dia 10 será a vez da Praia de Santa Clara receber o ônibus itinerante com a imunização.

Casos no Estado do Rio de Janeiro

Segundo o mais recente boletim emitido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, nesta quinta-feira (1º), este ano já foram registrados 34 casos de febre amarela silvestre em humanos com 13 mortes provocadas pela doença. Confira as informações:

Teresópolis, 4 casos, sendo dois óbitos

Valença, 14 casos, sendo quatro óbitos

Nova Friburgo, – 1 caso, sendo um óbito

Petrópolis, 1 caso

Miguel Pereira, 1 caso, sendo um óbito

Duas Barras, 2 casos

Rio das Flores, 2 casos, sendo dois óbitos

Vassouras, 1 caso

Sumidouro, 4 casos, sendo um óbito

Cantagalo, 2 casos, sendo um óbito

Paraíba do Sul, 1 caso, sendo um óbito

Carmo, 1 caso

Ônibus Itinerante da Saúde

Além da vacinação contra a febre amarela, neste sábado (3) uma equipe composta por enfermeira, técnica de enfermagem e agente comunitária prestará atendimento no Ônibus Itinerante aferindo a pressão arterial e orientando as pessoas sobre os serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde.

Já agentes comunitárias de saúde distribuirão panfletos informativos a respeito do combate ao mosquito Aedes aegypti, que além da dengue transmite ainda zika vírus, febre amarela e chikungunya.