Ao longo desta semana, o ônibus da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará estacionado na Praça São Francisco de Paula, na área central de São Francisco de Itabapoana (SFI), para vacinar os são franciscanos contra a febre amarela. O horário de atendimento é das 9h às 17h.

“As mortes de pessoas em decorrência da doença em todo Estado do Rio de Janeiro tem aumentado de forma preocupante. Embora os casos ainda estejam concentrados na Região Serrana, a possibilidade de registro de febre amarela na Região Norte é muito real”, destacou o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista. Ele afirmou que a dose aplicada em SFI é a plena, que só precisa ser tomada uma vez na vida.

De acordo com Campista, mais de 12 mil moradores ainda precisam ser vacinados, conforme meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

“O público alvo são as pessoas com idade superior a nove meses e inferior a 59 anos. Nossa equipe está preparada para esclarecer as dúvidas da população”, informou.

Além do ônibus, a vacina também está disponível em 10 unidades de saúde do município, entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira. Os locais são: Clínica da Família, também no Centro de SFI; Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas; Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Praça João Pessoa, Guaxindiba e Gargaú; e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imburi, Santa Clara e Buena.

Casos — O Estado registrou somente neste ano 18 mortes em decorrência da febre amarela, totalizando 42 casos de febre amarela silvestre em humanos. Os dados são do Informe Epidemiológico, da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A SES ressalta que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados.