Diretores da rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana (SFI) participaram na tarde desta quinta-feira (8) do segundo encontro do curso de capacitação, que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) promove por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A formação denominada de “Competências Básicas” aborda as políticas públicas existentes no setor educacional. Ao todo, 40 diretores participam do primeiro curso iniciado após a municipalidade ter conseguido a adesão ao Programa Nacional de Formação Continuada a Distância, do FNDE.

De acordo com o tutor do curso e um dos responsáveis pela coordenação dos programas federais na SMEC, Valnês Soares, os assuntos tratados vão ao encontro da realidade dos gestores municipais, que participam de forma presencial e por meio de plataforma online. “O curso é muito bom e cumpre a necessidade de inteiraros servidores sobre temas importantes. A partir dos próximos meses, mais cursos serão aplicados”, afirmou.

Soares citou que o primeiro encontro presencial aconteceu no último dia 30, quando os 62 diretores de escolas e creches participaram da palestra do secretário municipal de Educação mais premiado do Brasil, Paulo Magri.

Para março, a previsão é de dois novos cursos. As diretoras que não participaram do primeiro terão prioridade na inscrição para o próximo, já que as vagas são definidas pelo FNDE. A carga horária é de 60 horas e após o término são distribuídos certificados emitidos pelo Ministério da Educação (MEC).

“Estamos sempre empenhados em ofertar uma Educação de qualidade para os alunos de SFI e a capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino é fundamental para alcançarmos este objetivo”, destacou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia, completou: “Isso mostra o quanto nós estamos preocupados em valorizar os nossos servidores, além de oferecermos oportunidades de qualificação”.