Em uma semana, Guarda Ambiental controla nove queimadas Destaque

Ao longo de uma semana, agentes da Guarda Ambiental (GAM) de São Francisco de Itabapoana (SFI) atuaram para controlar nove queimadas em diferentes regiões. O órgão destaca que a lei federal 9.605 estabelece que “provocar incêndio em mata ou floresta” está sujeito a pena de dois a quatro anos, e multa.

Em todas as ocorrências, a GAM contou com o auxílio do caminhão pipa da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos.

Guarda Ambiental controla 9 queimadas 6

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Brito, o apoio do Corpo de Bombeiros também foi necessário na queimada registrada na tarde de sábado (18) em um terreno baldio próximo ao trevo das praias, área central. As chamas, inclusive, atingiram um automóvel estacionado nas proximidades.

— Neste caso, o trabalho foi ainda mais intenso e durou cerca de três horas. É preciso ressaltar que, além do prejuízo ambiental, essa prática causa diversos riscos à população, como o agravamento de problemas respiratórios e o prejuízo às condições de trafegabilidade dos condutores de veículos — afirmou.

Guarda Ambiental controla 9 queimadas 9

Além da queimada no Centro, a GAM também atuou em ocorrências como essa em Gargaú na segunda-feira passada (13), uma em Fazendinha e duas em Santa Clara na tarde de terça-feira (14), em Manguinhos na noite de quinta-feira (16), em dois pontos na área central na noite de sexta-feira (17), e em frente à Comarca de SFI no início da tarde de domingo (19).

Moradores devem denunciar e avisar o poder público sobre a ocorrência de queimadas através do telefone da GAM: (22) 9.98925175, que funciona 24h por dia.

Guarda Ambiental controla 9 queimadas 7

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285