Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Josélia Alves Dias
Aos 94 anos, Manoel Alves Barreto, conhecido carinhosamente como Manoel Roxinho, faleceu na madrugada desta sexta-feira (12/12) por complicações de insuficiência cardíaca. Ele era pai do vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Renato Roxinho, e estava internado no Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas.
Com uma trajetória marcante na política regional, Manoel foi vereador por quatro mandatos consecutivos, entre 1967 e 1988, sempre pelo MDB/PMDB. Também presidiu a Câmara Municipal de São João da Barra, além de ter exercido o cargo de vice-prefeito, em um período em que São Francisco de Itabapoana ainda era distrito de São João da Barra. Ele deixa cinco filhos e seis netos.
A prefeita Yara Cinthia decretou luto oficial de três dias e suspendeu o expediente nas repartições públicas a partir das 14h desta sexta, exceto os serviços essenciais que funcionarão normalmente.
— O legado político deixado pelo homenageado, que, ao exercer por diversos mandatos a vereança, atuou com dedicação, ética e compromisso com o bem-estar da população. O Poder Público Municipal, reconhece e respeita o sentimento de dor que envolve a todos os familiares e amigos — destaca o decreto.
O corpo foi velado inicialmente na Igreja Católica de Estreito. Neste momento, a cerimônia acontece na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, onde será realizada uma homenagem. O sepultamento está previsto para às 16h30 no Cemitério Municipal, no Centro da cidade.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de São Francisco de Itabapoana realizou, nesta sexta-feira (12/12), a festa de encerramento das atividades realizadas este ano nos seus 12 polos. O evento aconteceu no polo do Centro, com a participação de cerca de 70 crianças e adolescentes assistidos na unidade e no polo de Gargaú. O Papai Noel fez a alegria da criançada, com a distribuição de presentes.

Além das crianças assistidas, a festa reuniu parte da equipe de cuidadoras e colaboradores, contando também com a presença da secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues; da coordenadora do SCFV, Carla Abílio; e da pedagoga Michele Ferreira Junqueira, responsável pela equipe de 57 cuidadoras do programa.

— Nesse momento, estamos festejando o Natal; e nada melhor do que proporcionar acolhimento, integração e alegria. Foi tudo preparado com muito carinho, e tenho certeza de que eles nunca irão esquecer. Nosso olhar é de sempre oferecer o melhor para eles — disse Claudineia Rodrigues.
Antes da distribuição dos presentes, as crianças participaram de atividades e brincadeiras lúdicas e lancharam. Houve, ainda, um momento de agradecimento com orações e louvor.

Fortalecimento – Segundo a coordenadora do SCFV, Carla Abílio, o objetivo da festa foi além de uma comemoração. “As crianças assistidas são de famílias em situação de vulnerabilidade social que são atendidas pelos Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). O propósito desse trabalho, que é feito todos os dias durante o ano todo, é resgatar essas crianças e adolescentes e dar um encaminhamento”, explicou Carla, informando que, ao completarem 14 e 15 anos, os jovens são encaminhados para os cursos de qualificação profissional do Departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR).

— O nosso trabalho é criar vínculos da criança com a própria família e com a sociedade através de atividades lúdicas, atividades físicas, artesanato e canto coral. A maioria das crianças têm problemas em casa, passam por algumas dificuldades. Não conseguimos resolver todos esses problemas, mas conseguimos amenizar as consequências dessa vivência e fortalecer os vínculos — explicou a pedagoga Michele Ferreira Junqueira.

No total, 450 crianças são assistidas em 12 polos em várias localidades do município.
As crianças do projeto “Equoescola” tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (11/12). Elas receberam materiais pedagógicos, em continuidade às ações desenvolvidas ao longo do ano com os alunos atendidos no Aras Galopante, na localidade de Imburi, onde a equipe trabalha equoterapia e musicoterapia. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), atendendo atualmente 49 crianças.
Durante as atividades, as crianças receberam materiais como tapetes sensoriais, elásticos, bolas, caixas de organização e outros objetos utilizados para uso fisioterapêutico. A iniciativa fortalece o trabalho das equipes técnicas e destaca a importância de oferecer recursos adequados para promover autonomia, comunicação e evolução cognitiva desses estudantes.
Segundo o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, o encontro foi marcado por momentos de afeto, estímulo e desenvolvimento, reforçando o compromisso do município com a educação inclusiva e com o cuidado integral de cada estudante. Na ocasião, também foram entregues alguns certificados aos alunos pela participação no projeto.
— A equoterapia e a musicoterapia têm se mostrado fundamentais no desenvolvimento motor, emocional e social dos alunos, proporcionando experiências que ampliam habilidades e fortalecem vínculos. A entrega dos materiais reafirma a dedicação da gestão em garantir que cada criança receba o suporte necessário para avançar. A ação representa mais um passo no compromisso com a inclusão, no respeito às individualidades e na construção de uma educação que acolhe, transforma e oferece oportunidades para todos — ressaltou o secretário.
Com o objetivo de promover e debater a agrobiodiversidade, a localidade de Nova Belém recebe neste sábado (13/12) a Feira de Troca de Sementes e Saberes. A iniciativa será promovida pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A feira vai acontecer na sede da Associação de Moradores e Produtores, com a participação de pesquisadores e alunos da Uenf. Eles vão ministrar aos produtores locais envolvidos na agricultura familiar palestras sobre importância da agrobiodiversidade e dos guardiões de sementes; resgate das sementes tradicionais do município, com resistência a doenças; bioinsumos; e apicultura.
A abertura será com um café da manhã e o encerramento será marcado por um almoço. Haverá, ainda, troca de sementes, doação de mudas e materiais vegetativos resistentes.
Para marcar o encerramento das atividades em 2025, os 12 polos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de São Francisco de Itabapoana promovem festas de Natal nesta quinta (11) e sexta-feira (12).
Somente no polo da área central, o evento contará com cerca de 70 crianças e adolescentes. A iniciativa acontece nesta sexta (12), entre 9h e meio-dia, e também contará com atendidos pelo polo de Gargaú. Papai Noel distribuirá presentes, junto com uma programação composta por atividades e brincadeiras lúdicas, além de lanche com cachorro-quente, pipoca, bolo e refrigerante.
— Serão manhãs alegres para coroar todo o trabalho desenvolvido no decorrer deste ano, que também contou com eventos temáticos da primavera, Páscoa, Dia das Crianças, sempre com o foco no desenvolvimento pedagógico. Em todos os 12 polos, são quase 600 crianças e adolescentes entre seis e 14 anos — informou a coordenadora do SCFV, Carla Abílio.
A Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos de São Francisco de Itabapoana iniciou, nesta semana, um mutirão com diversos trabalhos em Gargaú. A prefeita Yara Cinthia visitou a localidade na terça-feira (9) para definir o cronograma de serviços.

Além de patrolamento em diversas vias, a iniciativa inclui recuperação de trechos da Rua Maximiliano de Andrade. As margens das lagoas de Gargaú e do Comércio recebem trabalhos de roçada. Na praça de Barra Velha, junto com os serviços de limpeza e pintura, acontece a reestruturação do banheiro e da marquise.
— São várias as frentes de trabalho, que incluem trator e caminhão, com o objetivo de garantir a manutenção dos espaços públicos. Após o término das ações em Gargaú, o mutirão de serviços será realizado em Santa Clara — afirmou o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Roberto Vinagre.
A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep) de São Francisco de Itabapoana promoveu, nesta quarta-feira (10), a aula inaugural do curso de formação de 41 candidatos aprovados no concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM). A prefeita Yara Cinthia participou da abertura, realizada na Câmara Municipal, e destacou a missão do órgão.
— Sejam muito bem-vindos. Desde já, parabenizo por terem chegado até aqui. Que vocês aprendam o máximo possível através deste curso para que possam somar ao nosso município, contribuindo com a segurança da nossa população — afirmou.

O curso tem carga horária total de 390 horas. A grade curricular é dividida em nove módulos e aborda diversos temas, como o papel das Guardas Municipais, leis ambientais, procedimentos operacionais, condicionamento físico, técnicas de emergência e conhecimento jurídico. Como é uma etapa de caráter eliminatório, será aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% dos 10 pontos totais, além de ter, no mínimo, 90% de frequência.

De acordo com a comandante da Guarda Civil Municipal, Roberta Panisset, serão dois meses de aulas, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h. "Instrutores capacitados vão promover um curso de excelência, que também incluirá estágio nas ruas, em que será possível transmitir a rotina para este reforço tão necessário para nossa corporação”, disse.

Aprovada em segundo lugar na classificação geral, a candidata Priscila Oliveira destacou a organização do processo convocatório e falou sobre a expectativa para a posse.
— Espero sair daqui com uma base firme para atuar com responsabilidade e eficiência. Acredito que todos os candidatos estarão compromissados em ser um diferencial, atender a população, abraçar quem precisa de ajuda e trabalhar para proporcionar segurança — disse Priscila.

O secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Milson Mota, também ressaltou a necessidade do aprendizado. Ele lembrou que esta é a terceira turma da história da GCM. “Este aprimoramento é necessário para que vocês possam crescer cada vez mais para servir à população em harmonia com outras forças de segurança, como as polícias Militar e Civil”, destacou.
O trabalho em conjunto foi citado ainda pelo delegado titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil, Rodolfo Maravilha. “Esta missão é sagrada e difícil. Vocês serão os olhos e ouvidos do município nas ruas”, afirmou.
Além de secretários e assessores, também participaram o presidente da Câmara, Alexandre Barrão, e os vereadores Nelcimar Júnior, Patrícia Cherene e Sorriso.

Um simpósio com o tema “As faces do Racismo Religioso no Brasil: Desafios e Perspectivas para a Educação Antirracista e a Efetivação da Cidadania” vai encerrar o curso de Formação em Ensino religioso, ministrado aos professores da rede pública municipal, na próxima segunda-feira (15/12). O evento acontecerá na Câmara de vereadores, às 17h30.
A ideia do evento e da formação é desmistificar o fundamentalismo religioso, ampliando os horizontes para o respeito ao próximo, combatendo todas as formas de preconceito. Cerca de 60 professores fizeram o curso, que teve início em novembro.
Segundo o coordenador de Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), Leonardo Francisco dos Anjos, o simpósio tem ainda um subtópico, que é o papel da educação na desconstrução de preconceitos — formação docente e materiais didáticos como ferramentas de combate à discriminação. “Neste dia, teremos a presença de lideranças de diversos contextos religiosos”, ressaltou o coordenador.
No final de novembro, a SMECT assinou e entregou o Protocolo Antirracista de São Francisco de Itabapoana. O protocolo é resultado de um trabalho realizado em sala de aula com a temática sobre o racismo, definições, tipos de racismo e letramento racial, após a adesão da secretaria à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), no início do ano.
A política do Ministério da Educação busca combater o racismo e as desigualdades étnico-raciais na educação brasileira, além de promover a educação para as comunidades quilombolas.
Terminam nesta sexta-feira (12/12), as inscrições de equipes para a Copa Verão 2026, que será realizada pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. As inscrições podem ser feitas para as categorias principal e máster, nas modalidades FUT7 e society. A Copa acontecerá durante o verão, no Estádio Nelson Silva, popularmente conhecido como Fiinho, em Guaxindiba.
As equipes que quiserem se inscrever deverão entrar em contato com a Secretaria de Esportes através do telefone (22) 99818-3245. A inscrição é exclusiva para equipes de São Francisco de Itabapoana.
Na próxima sexta-feira (12), o secretário municipal de Esportes, Luiz Eduardo Pereira, se reunirá com presidentes das equipes. A reunião será realizada na Sala de Reuniões da sede da Prefeitura, às 17h. Na ocasião, serão definidos os detalhes e o formato da competição.
São Francisco de Itabapoana continuará no Mapa do Turismo Brasileiro em 2026. O reconhecimento foi possível através do esforço da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico para manter o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) ativo. Este era um dos principais requisitos para manutenção na iniciativa do Governo Federal.
Segundo o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto, o órgão enfrentou dificuldades para encontrar registros e documentos que pudessem comprovar a existência e atuação do Comtur.
— Nossa equipe se empenhou, conseguimos organizar o Comtur e produzir todos os requisitos necessários, como reuniões mensais e participação da sociedade civil organizada, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e representantes da rede de hotéis e pousadas. Diante deste esforço conjunto, recebemos o reconhecimento através da Certificação de Registro no Sistema de Informação — esclareceu. O certificado é assinado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e pela secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio.

Denival Neto ressalta que esta identificação oficial valoriza a grande vocação turística da cidade, além de facilitar a obtenção de recursos nas esferas estadual e nacional para apoiar o desenvolvimento de ações e investimentos mais eficientes em infraestrutura e qualificação profissional. “Essas medidas contribuem para o desenvolvimento da economia a partir do setor turístico, gerando empregos e alavancando o setor de hotelaria e hospedagem”, observou.