Setembro 24, 2023
Ascom SFI

Ascom SFI

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Diego Gomes Santos

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, participou do plantio de mudas, na Estufa Municipal, em Praça João Pessoa. O evento, uma parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema), Agricultura e Educação e Cultura (SMEC), aconteceu na quinta-feira (21), em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado todo ano em 21 de setembro. No total, foram plantadas 150 mudas nativas.

“É muito gratificante estar aqui com 80 alunos da Escola Municipal (E.M.) Estelita de Araújo Crespo, que recentemente entreguei à população totalmente reformada e ampliada, participando do plantio de mudas nativas. Eu também fiz a minha parte ajudando a plantar algumas mudas para dar o bom exemplo às nossas crianças”, revelou a prefeita.

Uma das mudas plantadas por Francimara, peroba rosa (Aspidosperma polyneuron), que chega a atingir 30 metros de altura, podendo ultrapassar 1.200 anos de idade, está na lista de espécies para conservação no Brasil. A muda foi preparada especialmente para a prefeita pelo administrador do Horto Municipal, o técnico florestal Idalécio Cardoso.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, que também esteve presente, classificou o evento como um sucesso! Ela elogiou a intensa participação dos alunos da escola, que em sua avaliação, gostaram muito da atividade.

“Cada uma das 150 mudas nativas da Mata Atlântica, que é um bioma rico em biodiversidade e ameaçado pelo ser humano, estava com uma plaquinha identificando a espécie. Durante o plantio, solicitei aos alunos que anotassem o nome da espécie plantada para que no futuro pudessem retornar aqui, verificar a árvore adulta e poderem usufruir da sombra ou saborear o fruto dela, caso tenha sido uma muda frutífera”, ressaltou Luciana.

Participaram ainda da ação o secretário de Agricultura, Enaldo Barreto, e o subsecretário Daniel Abílio; o secretário da SMEC, Robson Santana, e a subsecretária Marcelly Barreto; o subsecretário de Meio Ambiente, Manoel Mendes, além de outros secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores; os vereadores Isaac Salvador, presidente da Câmara Municipal, Milsinho, Renato Roxinho e Yara Cinthia, a ainda funcionários da E.M. Estelita de Araújo Crespo.

 

Através do evento "Viva a Primavera", a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI) deu boas-vindas à Estação das Flores, que tem início na madrugada deste sábado (23) e vai até o próximo dia 22 de dezembro. A ação, por intermédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Crianças e Adolescentes, que é ligado à SMTDH, aconteceu na quinta-feira (21), na Lagoa do Salgadinho, na área central do município.

“Agradeço a todas autoridades presentes, vereadores da nossa Câmara Municipal, além de colegas secretários e subsecretários. O evento visa recepcionar a primavera e apresentar as atividades das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, valorizando a cidadania e o meio ambiente”, destacou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Durante o "Viva a Primavera" teve distribuição de flores e de mudas, apresentação de desenho, de coral e recitação de trovas e poemas com a participação do escritor e poeta Roberto Acruche. O grupo musical Art Lata, vinculado ao SCFV, também se apresentou.

Estiveram presentes ainda os secretários municipais Gustavo Ramos (Transporte), Luciana Soffiati (Meio Ambiente) e Joana Ramos (Particular); a subsecretária de Educação e Cultura (SMEC), Marcelly Barreto, o assessor de Comunicação da Prefeitura de SFI, Diego Santos, além dos vereadores Eleno, Milsinho e Yara Cinthia.

 

 

O vice-prefeito Raliston Souza e o secretário municipal de Agricultura Enaldo Barreto representaram São Francisco de Itabapoana (SFI) no lançamento do Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, conhecido como Rio+Agro. O evento aconteceu nessa quinta-feira (21) no Campo Olímpico de Golf, no Rio de Janeiro, e reuniu diversas autoridades dos governos Estadual e Federal, além de empresários do setor agrícola.

— Depois de quatro dias de tantos resultados positivos alcançados pela nossa 38ª ExpoAgro, foi gratificante representar a prefeita Francimara Barbosa Lemos em uma iniciativa como esta, que busca inserir nosso Estado no circuito global do setor agropecuário — afirmou o vice-prefeito.

Lançamento RioAgro ASCOM SFI Júlio César Barreto 4

Para Raliston, a participação de SFI “significa integrar nosso município na busca por novos investimentos para o agronegócio e meio ambiente”. Na oportunidade, ele reencontrou o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Flávio Campos, que “reafirmou o compromisso com o agronegócio são franciscano e mais uma vez nos parabenizou pelo sucesso da nossa ExpoAgro”. Campos visitou o evento na última sexta-feira (15), quando assinou o convênio Estradas AgroRJ, para promover a manutenção de estradas vicinais e facilitar o escoamento da produção.

Além de ressaltar a importância da participação de SFI no lançamento do Rio+Agro, o secretário municipal de Agricultura destacou que a cidade foi citada durante o pronunciamento do secretário estadual, 

— Flávio falou da nossa produção diversificada, que inclui mandioca, cana-de-açúcar, abacaxi e pitaya, sendo considerado por ele um exemplo a ser seguido. Nossa expectativa é grande para o fórum no ano que vem. Com certeza, retornaremos aqui para participar — disse.

Lançamento RioAgro ASCOM SFI Júlio César Barreto 7

O porta-voz do evento e engenheiro agrônomo, Carlos Favoreto, destacou que o fórum, a ser realizado em julho de 2024, debaterá o desenvolvimento sustentável. Entre as medidas citadas por ele, está a promoção da infraestrutura em cidades do interior. Estão previstas mais de 50 palestrantes, incluindo personalidades internacionais, pesquisadores, profissionais do mercado, representantes de organismos internacionais, produtores rurais e sociedade civil organizada. A estimativa é que 15 mil pessoas participem dos cinco dias de evento.

Entre as entidades representadas no lançamento estavam a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio).

Lançamento RioAgro ASCOM SFI Júlio César Barreto 6

Confira mais registros:

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado neste 21 de setembro, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizará um plantio de mudas. A ação acontecerá a partir das 9h30 desta quarta-feira (21), no Horto Municipal, na localidade de Praça João Pessoa.

O evento é uma parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema), Agricultura e Educação e Cultura (SMEC). Serão plantadas 150 mudas nativas e frutíferas com a participação de 80 alunos da Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, de Praça João Pessoa, recentemente reformada e ampliada na gestão da prefeita Francimara Barbosa Lemos.

“Será um marco muito importante, enquanto secretária de Meio Ambiente, poder participar desta revitalização do Horto Municipal. As árvores produzem sombra e amenizam a temperatura, melhorando ainda a qualidade do ar, já que absorvem gás carbônico e liberam oxigênio”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.

Com a participação de artistas, gestores culturais e população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou no último dia dois, a III Conferência Municipal de Cultura.

O encontro aconteceu no Cineteatro Municipal José Renato Cunha da Silva e marca a etapa obrigatória da quarta Conferência Nacional de Cultura. A partir de eixos temáticos definidos pelo Ministério da Cultura, os participantes discutiram e elaboraram ações.

III Conferência Municipal de Cultura Divulgação SMEC 7

De acordo com a Smec, foram definidas doze propostas para o âmbito municipal, que serão apresentadas às autoridades, além de mais doze propostas que foram incluídas no relatório da conferência e enviadas à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

— A conferência é fundamental para a construção de políticas culturais inclusivas, democráticas e voltadas para o progresso de nossa comunidade — afirmou o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, que estava acompanhado da subsecretária da pasta, Marcelly Barreto.

III Conferência Municipal de Cultura Divulgação SMEC 2

Ainda durante o evento foram eleitos os cinco delegados que representarão o município na etapa estadual, sendo dois representantes da esfera pública e três da sociedade civil: Carlos Junior, Letícia Rocha, Uellington Soares, Edinho Martins e Fabrício Siqueira.

A conferência contou também com apresentações artísticas do quinteto Sem Fronteiras e de músicos do Departamento de Cultura, exposição SanfrArt e mostra de artesanato organizada por artesãos inscritos na conferência.

III Conferência Municipal de Cultura Divulgação SMEC 3

Confira mais registros:

A decisão da Taça Jonimásio Ferreira Higino acontece na tarde do próximo domingo (24), no campo do Ginásio Poliesportivo Florecilda Cerqueira Azevedo, em Volta Redonda. Na manhã desta terça-feira (20), representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Francisco de Itabapoana (SFI) participaram de encontro com responsáveis pelos times finalistas.

— Primeiramente, em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos, agradeci a participação de todas as equipes e parabenizei os que conseguiram chegar à final, pois sabemos que não foi fácil — disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Domires Júnior, que estava acompanhado do subsecretário da pasta, Luciano Coutinho.

No encontro foram debatidas questões como organização, estrutura e segurança. O primeiro jogo será da categoria Aspirante, às 13h, entre Buena e Guaxindiba. Em seguida, às 15h15, Buena e Floresta definem o campeão da categoria Principal. Os campeões receberão troféu e medalhas.

O diretor de Esportes, Dover Pereira, lembrou que, com base em determinação da prefeita Francimara, a taça recebeu o nome do vereador conhecido como Mazinho da Banda, que faleceu em junho de 2021 devido a complicações da Covid-19.

A Taça Jonimásio é disputada pelo primeiro colocado do grupo A e o do grupo B, nas duas categorias, e marca o término do primeiro turno do Campeonato Municipal de Futebol.

Com base em autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) está apta a realizar licenciamento e fiscalização ambiental de atividades ligadas à pecuária e criação de animais, além da permissão para ligação de energia elétrica.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, esta é mais uma grande conquista para o setor. Ela explicou que será possível dar mais celeridade e comodidade ao processo, já que não será mais preciso realizar o deslocamento para Campos dos Goytacazes. Outro benefício apontado é o incentivo à legalização.

— Quando o Governo do Estado nos solicitou quais atividades gostaríamos de licenciar, levamos em consideração a vocação agrícola do município e nossa estrutura. Com muita alegria, nós recebemos o ofício do Inea nessa segunda-feira (18) nos informando da liberação que possibilitou que SFI passe a prestar serviços tal como acontece em municípios, como São João da Barra e São Fidélis — explicou.

Luciana Soffiati

A partir da autorização, a Sema pode licenciar criação de aves e porcos, além de caprinos, ovinos e outros animais de médio porte. Também foi liberado o processo para criação de gado bovino, bubalinos, equinos, asininos, muares e outros animais de grande porte em sistema extensivo, intensivo e semi-intensivo.

De acordo com Soffiati, o período de espera do licenciamento cairá, em média, de seis meses para 30 dias, o que, para ela, evidencia a importância da autorização, que pode ser feita diretamente na sede da Sema, localizada ao lado do Banco Itaú, na área central.

—Isso só foi possível graças ao apoio e suporte da prefeita Francimara, que nos dá autonomia para atuar em prol do desenvolvimento de SFI. Gostaria de agradecer também ao Gabinete, a Procuradoria Geral, a Câmara Municipal e toda a equipe da Sema que contribuíram diretamente para este avanço — finalizou.

Para marcar o início da Estação das Flores, que começa às 3h50 do próximo sábado (23), a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI), através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Crianças e Adolescentes, promoverá o evento "Viva a Primavera". A ação acontecerá nesta quinta-feira (21), às 14h, na Lagoa do Salgadinho, no Centro da cidade.

“Haverá distribuição de flores e de mudas, apresentação de desenho, de coral e recitação de trovas e poemas. O Grupo Art Lata, que é ligado ao Serviço de Convivência, também marcará presença, além de outra atração musical”, informou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo.

O SCFV atua com pequenos grupos, constituindo um espaço de convivência, formação para cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, objetivando prevenir e proteger de risco e violações de direitos por meio do fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários.

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), em conjunto com o Sebrae, promoverá no próximo dia 27 a palestra “Como Encontrar Bons Fornecedores”. O evento faz parte da Jornada Empreendedora, que tem na programação uma série de eventos gratuitos mensais direcionados aos empreendedores do município.

A ação acontecerá na sala de aula da Microlins, nos altos da loja DuJuca, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 87, no Centro da cidade, das 14h às 18h. As inscrições para participar devem ser realizadas através do link https://forms.gle/gcmnxiwsLVhUYzac7 ou pelo número de WhatsApp (22) 99906-4243.

Consultores do Sebrae prestarão informações e orientações para os empreendedores do município sobre ferramentas de negócios. O evento tem ainda a participação da Sala do Trabalhador e Empreendedor e do Departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR), ambos vinculados à SMTDH, além da Microlins, empresa de cursos profissionalizantes.

Esta é segunda palestra do ano da Jornada Empreendedora, sendo a primeira promovida no dia 23 do mês passado com o tema “Como Controlar o Fluxo de Caixa”. Já as próximas serão as seguintes: 25 de outubro, das 8h30 às 12h30, “Formação de Preço”; 22 de novembro, das 14h às 16h, “Atendimento ao Cliente: Como Satisfazer e Encantar seus Clientes”; e 13 de dezembro, das 14h às 18h, “Como Planejar o Seu Negócio”.

A partir de duas ações distintas, a Guarda Ambiental (GAM) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou o resgate de 10 gambás nesta terça-feira (19). Após avaliação, todos foram soltos em uma Área de Preservação Permanente (APP), longe de residências.

Em Guaxindiba, uma mãe gambá foi resgatada junto com oito filhotes no quintal de uma residência. Ao ser solto, o animal maior carregava os filhotes nas costas.

Já na área central, o décimo gambá foi resgatado em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana.

A GAM ressalta que, em casos como estes, a população deve manter distância e acionar o órgão imediatamente por meio telefone (22) 9.98925175, que funciona 24h por dia.

 

Página 1 de 159