Junho 19, 2024
Ascom SFI

Ascom SFI

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Diego Gomes Santos

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, assinou a renovação por mais dois anos do convênio de cooperação técnica entre o município, através da Secretaria de Agricultura, e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), com a presença do presidente da entidade, José Carlos Gervazoni. A assinatura ocorreu na terça-feira (18), na Sala de Reuniões da Prefeitura de SFI. 
Nfu.jpg

“A parceria teve início em 2022 e objetiva o fornecimento de ração e assistência técnica por parte da Fiperj para o nosso Laboratório de Alevinos, localizado em Imburi. Estamos incentivando a criação de tilápias e permitindo aos produtores do município a aquisição de peixes juvenis de qualidade, possibilitando a geração da própria renda”, destacou a prefeita Francimara. 

O secretário da pasta, Enaldo Barreto, que estava presente durante a renovação do convênio, explicou que o município compra os alevinos (filhotes de peixes), que são alimentados no laboratório de Imburi. “Temos uma estrutura bem montada com tanques e filtros no Laboratório de Alevinos. Após passarem por todo o processo de alimentação e com assistência técnica da Fiperj, os alevinos, depois de atingirem a idade juvenil são disponibilizados a preço de custo para os produtores de tilápias cadastrados que tenham interesse na aquisição”, revelou Barreto.

A assinatura contou ainda com as presenças da chefe de Gabinete, Francilea Azeredo, a secretária particular da prefeita, Angela Rangel, os assessores de Gabinete Alcemir Gomes de Souza (Teté) e Márcio Moulin, a equipe técnica do presidente da Fiperj, do coordenador do Projeto de Educação Ambiental Pescarte, professor da Uenf Geraldo Timóteo, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Cardoso Moreira, Elias Gonçalves.  
Py.jpg

Em uma operação conjunta, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), a Ronda Maria da Penha – Guardiã da Mulher São Franciscana e a 3ª Cia da Polícia Militar (PM) prestaram auxílio para garantir a segurança de uma mulher que sofreu violência doméstica no município. A ação teve como objetivo principal a retirada dos pertences dela da residência onde mora, na Praia de Santa Clara, e o encaminhamento da vítima para um local seguro.

“A ação ocorreu na segunda-feira (17), sendo conduzida com extrema cautela e planejamento, visando assegurar a integridade física e emocional da mulher envolvida. A equipe do Creas ofereceu suporte psicológico e social, enquanto a Ronda Maria da Penha e a PM garantiram a segurança durante todo o processo de retirada dos pertences”, informou a gerente de Proteção Social Especial da SMTDH, Eliana Carvalho, acrescentando:

“A vítima foi acolhida em um ambiente seguro, onde receberá acompanhamento contínuo para superar o trauma e reconstruir sua vida longe da situação de violência. A ação reforça o compromisso das instituições envolvidas em combater a violência contra a mulher e proporcionar um suporte efetivo às vítimas, garantindo seus direitos e sua proteção”.

A gerente de Proteção Social Especial destacou ainda a importância da colaboração entre diferentes órgãos e serviços de assistência e segurança pública. “Isso evidencia que, juntos, é possível oferecer um suporte mais abrangente e eficaz às mulheres em situação de vulnerabilidade em SFI”, ressaltou Eliana.

O caso – A agressão ocorreu no domingo (16), em Santa Clara, quando a vítima se recusou a emprestar o celular para o companheiro dela, um jovem de 25 anos, que pretendia comprar droga (maconha). Irritado, ele agrediu a mulher, atingindo ainda a filha dela de apenas 5 meses, que estava no colo da mãe.

O agressor fugiu antes da chegada de uma equipe da PM. As duas vítimas receberam atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS Centro) e no Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas. Depois de medicadas, mãe e filha foram encaminhadas à 147ª Delegacia de Polícia (DP/SFI), sendo o agressor autuado por lesão corporal em decorrência de violência doméstica e familiar.

Espaço do Produtor, no Centro, será um dos pontos de coleta

A partir do próximo dia 25, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) promove campanha de conscientização sobre o descarte de embalagens de agrotóxico.

A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura (SMA) e de Meio Ambiente (Sema), além da Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (Assinf) e da Defesa Agropecuária Estadual. Serão quatro pontos de coleta, com funcionamento em datas específicas, entre 8h e 16h.

O descarte das embalagens pode ser realizado durante todo ano em lojas credenciadas, mas a campanha visa ressaltar a importância do ato, conforme destaca o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto. Ele informa que a mobilização começará na terça-feira (25), às 9h, com palestra na Câmara Municipal com a participação de representantes dos órgãos envolvidos.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, esclareceu que o produtor rural deve realizar uma espécie de preparo antes de realizar a devolução.

— A embalagem deve ser lavada com água por três vezes para retirar todo o resíduo. Além disso, é preciso perfurar o fundo do produto para que em hipótese alguma ele seja reaproveitado. Feito isso, é possível realizar o descarte em um dos pontos disponíveis. Neles será emitida uma declaração de entrega — explicou a secretária, que completou:

— Em seguida, o material recolhido é enviado pela Assinf para Travessão de Campos, em Campos dos Goytacazes, onde passa por processo de reciclagem para criar novas embalagens, sendo esta a única destinação possível — finalizou.

Caso o produtor não realize o descarte, ele será notificado. Se persistir, pode ser multado pela Defesa Agropecuária.

De acordo com o engenheiro ambiental da Sema, Jamilson Júnior, caso as embalagens recebam um tratamento inadequado, são altas as chances de contaminação do solo e das galerias fluviais. Segundo ele, isto acarretaria sérios danos ao meio ambiente.

Confira datas e locais para descarte:

27/06: Espaço do Produtor de Imburi

04/07: Espaço do Produtor de Brejo Grande

18/07: Espaço do Produtor de Praça João Pessoa

25/07: Espaço do Produtor do Centro

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, oficializou nesta terça-feira (18) a nomeação de Marinel Silva como secretário municipal de Pesca. A troca no comando da pasta foi publicada no Diário Oficial.

— Mudanças no secretariado fazem parte e colaboram com a rotina da administração pública. Desejo toda sorte a Marinel. Que através de sua atuação, o setor pesqueiro de nossa cidade, tão importante para nossa economia, alcance ainda mais resultados positivos — destacou a prefeita.

Marinel, que já atuou como diretor do órgão, cumpre nesta quarta-feira (19) o primeiro compromisso oficial como secretário. Ele participará de uma reunião com representantes da Capitania dos Portos, em São João da Barra.  

— Sou pescador há 49 anos e, a partir desta experiência, ajudarei a prefeita Francimara na promoção de políticas públicas em prol deste setor que tanto contribui com nossa população — afirmou o secretário.

O Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana (SFI) 2024 teve início no último fim de semana com partidas no sábado (15) e domingo (16). A competição, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, é disputada por 16 times nas categorias Principal e Aspirante. Na 1ª rodada, a maioria dos times mandantes conseguiu vencer (confira o resultado no final da matéria).

Na Principal, predomínio dos mandantes com quatro vitórias, nenhum triunfo dos visitante e quatro empates. Destaque para a goleada da Amproab por 4 a 1 contra o Retiro. Já na Aspirante, foram duas vitórias dos visitantes, uma vitória dos mandantes e cinco empates. A segunda rodada será disputada no próximo final de semana com jogos no sábado (22) e domingo (23).

No último dia 13, durante a cerimônia de abertura do Campeonato Municipal 2024, no Salão Ana Festas, o município doou Kits com redes, uniformes, bolas e bolsas de massagista com materiais de primeiros socorros para todos os times participantes da competição.

IMG 20240618 WA0292 

FB IMG 1718817332518 

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, juntamente com os demais prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), participou de reunião com o governador Cláudio Castro solicitada pelos gestores da região. O encontro aconteceu na segunda-feira (17), no Palácio Guanabara, quando na ocasião os prefeitos assinaram a "Carta do Interior" com reivindicações e a entregaram ao governador, que apresentou mais de 450 ações realizadas no interior com investimentos de R$ 2,9 bilhões do Governo do Estado.

“Em relação a SFI, a principal demanda é a conclusão das obras iniciadas pelo Governo do Estado, como por exemplo, a Ponte da Integração, que vai ligar a nossa cidade a São João da Barra e vice-versa, prevista para ser inaugurada em setembro próximo. Temos algumas em parceria com o município e que estão em andamento, entre elas a drenagem na Praia de Santa Clara e a reforma e ampliação do Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas”, ressaltou Francimara, que estava acompanhada do marido e ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos e da assessora especial Angela Rangel.

Prefeita Francimara participa de encontro com o governador ASCOM SFI Gilmar Ramos 4

A prefeita aproveitou a oportunidade para agradecer ao governador pelos investimentos do Estado em SFI. “A doação de duas ambulâncias do Samu, que possibilitaram inauguramos no início do mês a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, na localidade de Gargaú; o Programa Limpa Rio, que em parceria com a prefeitura promoveu ações de limpeza e desassoreamento de valas, canais, lagos e lagoas no município; a manutenção das estradas estaduais, entre outras”, destacou.

A presidente do Cidennf e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, classificou a reunião como produtiva, citando a participação dos prefeitos e prefeitas, do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e dos principais secretários de Estado. A “Carta do Interior” reivindica ainda o pagamento das parcelas pendentes e as de 2024 na área de custeio da Saúde para todas as cidades. “Era um encontro muito importante, que foi solicitado por todos os gestores dos municípios do Cidennf, pois as regiões passam por uma crise de arrecadação. Acreditamos no diálogo e na perspectiva de ampliação das parcerias e que o governador dê um retorno positivo em curto prazo para os municípios".

Prefeita Francimara participa de encontro com o governador ASCOM SFI Gilmar Ramos 5

Confira mais registros:

São Francisco de Itabapoana (SFI) marcou presença na inauguração da nova sede da Câmara Municipal de São João da Barra (SJB), denominada Palácio Legislativo Vereador Franquis Arêas de Freitas, localizada na chegada da cidade. A solenidade ocorreu na segunda-feira (17), data de aniversário de 174 anos de elevação de SJB à categoria de cidade, e contou com presença de diversas autoridades, além de familiares do saudoso Franquis Arêas, que morreu no ano passado, no exercício do quarto mandato, no Legislativo Sanjoanense.

“Estive representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos e fiquei lisonjeada por participar de um evento que tem um significado importante para a população. Muito emocionante estar presente à inauguração da nova casa legislativa do município de SJB e no dia do aniversário da cidade”, destacou a chefe de Gabinete da prefeita, Francilea Azeredo.

Inauguração Câmara de SJB ASCOM SFI Wagner Fraga 11

Já representando a Câmara Municipal de SFI, marcaram presença os vereadores Alexandre Barrão, Renato Roxinho e Yara Cinthia. O pai de Renato, Seu Manoel Roxinho, ex-vereador e ex-presidente do Legislativo Sanjoanense, além de ex-vice-prefeito de SJB, também esteve presente e ao lado do filho, compôs a mesa durante a cerimônia, juntamente com os vereadores do município; a prefeita Carla Caputi; o deputado estadual licenciado e atual secretário de Estado, Bruno Dauaire; o juiz da Comarca de SJB, Henrique Siqueira; o ex-presidente da Casa, Aluizio Siqueira, idealizador da sede, entre outras autoridades.

O novo prédio da Câmara de SJB, localizado na Avenida Rotary (rodovia federal BR-356), tem dois andares, aproximadamente dois mil metros quadrados e um plenário com 200 assentos, quatro vezes mais do que a sede anterior.

Inauguração Câmara de SJB ASCOM SFI Wagner Fraga 5

Confira mais registros:

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realiza neste sábado (22) mutirão de atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa Família (PBF). A iniciativa acontecerá na Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, na localidade de Praça João Pessoa.

No decorrer deste ano, o Governo Federal promoveu diversas averiguações por meio de ação de qualificação. Isso promoveu o aumento nos atendimentos de atualização cadastral nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O objetivo do mutirão é diminuir a busca desses atendimentos e, desta forma, corrigir as pendências das famílias beneficiárias.

— O atendimento não será somente para as localidades de abrangência do Cras da localidade. Aqueles que desejarem ser atendidos, mesmo com agendamento para os próximos meses em qualquer Cras da cidade, podem comparecer para atualização cadastral — explicou a coordenadora do PBF e Cadastro Único (CadÚnico) em SFI, Ludimila Manhães. Ela informou que o horário de atendimento será entre 9h e 16h, por ordem de chegada.

Para realizar o procedimento, é necessário levar a documentação original de todos membros da casa (CPF/RG/Título de Eleitor/Carteira de Trabalho), comprovante de residência. Não serão aceitos xerox.

Aqueles com averiguação de renda devem levar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Carteira de Trabalho Digital ou declaração de encerramento de vínculo. Também é preciso apresentar declaração escolar de alunos ativos 2024 e certidão de nascimento ou casamento, em especial, para os que não possuem RG.

Na mesma iniciativa será realizada atendimento de acolhida, dúvidas e inclusão cadastral para CadÚnico, responsável por conceder acesso aos benefícios sociais.

Para outros esclarecimentos, dúvidas e denúncias de recebimento indevido, a população deve entrar em contato com a coordenação do CadÚnico e PBF por meioo do telefone (22) 99798-7201, que também recebe mensagens através do WhatsApp. 

Cerca de 600 alunos da rede municipal de ensino participaram na manhã do último sábado (15) da cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis 2024, em São Francisco de Itabapoana (SFI). O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Florecilda Cerqueira Azevedo, em Volta Redonda, e foi marcado pelo acendimento da chama olímpica.

Além da comunidade escolar, a prefeita Francimara Barbosa Lemos, a secretária municipal de Educação e Cultura, Marcelly Barreto, e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Domires Júnior, participaram do ato. Outros secretários, assessores e vereadores também estavam presentes.

Abertura Jogos Estudantis 2024 ASCOM SFI Wagner Fraga 9

— Gostaria de parabenizar todos os alunos, professores e gestores envolvidos, como também a parceria entre as secretarias de Educação e Cultura e de Esporte e Lazer. Esporte é vida e saúde. Desejo boa sorte e uma excelente competição — afirmou a prefeita Francimara.

Para a secretária Marcelly, o projeto vai além da competição, e visa o intercâmbio sociocultural e educacional entre as 15 unidades escolares que oferecem o segundo seguimento do Ensino Fundamental. “A prática esportiva estimula o trabalho em equipe, a disciplina e a superação de desafios, contribuindo para a formação cidadã”, destacou.

Paralelamente, o secretário Domires, o Pachola, destacou a importância de iniciativas como esta para despertar vocações esportivas entre os adolescentes.

Abertura Jogos Estudantis 2024 ASCOM SFI Wagner Fraga 5

Nove modalidades até novembro

As partidas começam no próximo dia 29 estão previstas para acontecer aos sábados até novembro. O formato do torneio é de fase de grupos.

As modalidades envolvidas são: Futebol sub 17, Futsal sub 17, Futsal feminino, Atletismo, Queimado, Tênis de Mesa, Dama, Futmesa e Futevôlei.

Abertura Jogos Estudantis 2024 ASCOM SFI Wagner Fraga 14

Confira mais registros:

Os jogos do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana (SFI) começam neste final de semana. Na noite desta quinta-feira (13), a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou a cerimônia de abertura da competição, com a entrega de kits de uniformes e materiais esportivo e de primeiros socorros.

O evento realizado no Salão Ana Festas contou com a presença de representantes dos 16 times participantes: Alegria dos Anjos, Amproab, Bom Jardim, Buena, Floresta, Gargaú, Guaxindiba, Morro do Bode, Quatro Bocas, Retiro, Santa Clara, Santa Luzia, São Francisco, Sossego, Travessão de Barra e Valão Seco.

Cerimônia de Abertura Campeonato Municipal de Futebol 2024 ASCOM SFI Wagner Fraga 13

A cerimônia foi iniciada com a execução dos hinos nacional e municipal e concluída com a apresentação dos uniformes de titulares e reservas, além de jantar.

De acordo com o diretor de Esportes, Dover Pereira, uma das novidades deste ano é a entrega de bolsas de massagista e materiais de primeiros socorros, junto com redes, uniformes e bolas. “Esta é uma ação inédita, tanto a nível municipal, quanto regionalmente”, afirmou.

Cerimônia de Abertura Campeonato Municipal de Futebol 2024 ASCOM SFI Wagner Fraga 3

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Domires Junior, “esta edição promete um alto nível”. Ele destacou que “a prefeita Francimara Barbosa Lemos não está medindo esforços para fazer o melhor pelos times, que é o que eles merecem”.

— Gostaria de agradecer a confiança e desejar sucesso a cada equipe. É importante lembrar que realizamos reuniões com representantes dos times e fizemos a leitura do regulamento, aprovado por todos — afirmou.

Cerimônia de Abertura Campeonato Municipal de Futebol 2024 ASCOM SFI Wagner Fraga 9

Representando a prefeita Francimara, o ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos pontuou que “o esporte, sobretudo o campeonato de futebol, tem crescido e sido valorizado muito nos últimos anos”. Ele citou que a competição municipal é uma das poucas da região a oferecer premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas.

— Somos apaixonados por futebol e esta valorização por parte do poder público municipal só tende a contribuir. Boa sorte a todos. Saibam que tudo foi preparado com amor e respeito pensando na qualidade da competição — disse.

Como representante da Câmara Municipal, o vereador Renato Roxinho parabenizou os times pela participação. “Que seja um campeonato de paz e sucesso. Que no final estejamos todos juntos celebrando o esporte”, finalizou.

Cerimônia de Abertura Campeonato Municipal de Futebol 2024 ASCOM SFI Wagner Fraga 4

Confira mais registros:


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/user.php on line 269
Página 1 de 200