SFI é o 1º lugar nos índices de dinâmica econômica no Norte Fluminense e prefeita Francimara comemora resultado Destaque

São Francisco de Itabapoana (SFI) volta a ser destaque regional ao alcançar o 1º lugar nos índices de dinâmica econômica local entre todos os municípios do Norte Fluminense, correspondente à movimentação de 2022. Os dados foram divulgados pelo Núcleo de Pesquisa Econômica do Rio de Janeiro (Nuperj/Uenf). A prefeita Francimara Barbosa Lemos comemorou o resultado.

“Fico muito feliz ao saber que os investimentos públicos realizados na minha gestão contribuíram significativamente para alcançarmos o 1º lugar na economia do Norte Fluminense, reduzindo inclusive o número de pessoas com vulnerabilidade social no município. Isso é a comprovação inequívoca de que estamos no caminho certo e administrando o dinheiro da prefeitura com responsabilidade, priorizando sempre o bem-estar da população e o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou Francimara.

SFI apresentou o melhor desempenho comparativamente aos outros municípios da região. De acordo com o coordenador do Nuperj, professor Alcimar das Chagas Ribeiro, o retorno da estabilidade na economia pós Covid 19 permitiu o avanço na dinâmica econômica regional em relação aos índices de 2021.

Os dados revelam que o município são franciscano está enquadrado no padrão de alta dinâmica econômica ao alcançar o índice de 1,1435, uma evolução de 77,3% do índice médio, saltando da 8ª para a 1ª posição. Segundo o Nuperj, isso ocorreu “em decorrência do forte crescimento do investimento público; da evolução proporcional do emprego no comércio frente ao emprego total; do aumento proporcional das operações bancárias frente ao ativo/passivo total e da retração do grupo de vulnerabilidade social”.

O Nuperj, que desenvolveu o Índice de Dinâmica Local (Indel), ressalta que a ferramenta visa corrigir distorções geradas pelos demais indicadores convencionais, que na maioria das vezes, de acordo com o Núcleo, não refletem a real situação econômica dos municípios.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285
Última modificação em Quinta, 28 Março 2024 13:07