Investimento de mais de R$ 3 milhões: prefeita inaugura Escola Décio Machado, em Barra do Itabapoana Destaque

Com investimento superior a R$ 3,2 milhões, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, inaugurou na noite dessa quarta-feira (3) a construção da Escola Municipal Décio Machado, em Barra do Itabapoana.

Em 18 de abril do ano passado, a prefeita assinou a ordem de serviço para início das obras. Menos de um ano depois, o prédio, que conta com dois pavimentos e elevador, foi entregue à população. São 1.300m2 de área construída, distribuídos por 11 salas de aula com climatização, laboratório de informática, sala de recursos, quadra poliesportiva, biblioteca, banheiros, diversos espaços destinados à área administrativa e amplo refeitório. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) disponibilizou mobília e equipamentos novos para todos os espaços.

Prefeita inaugura Escola Décio Machado em Barra do Itabapoana ASCOM SFI Wagner Fraga 24

Como forma de valorizar os artistas locais, uma pintura que menciona o farol da praia de Lagoa doce e o hábito literário foi retratada por Cleiton Rosa, Uellington Soares, Isaac Jerez, Alan Correa e Karen da Silva. Os logos da prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura também foram pintados pelo grupo na fachada do prédio.

A solenidade foi iniciada com a execução do hino nacional pela banda da própria unidade escolar. Com a inauguração do prédio, a capacidade da escola, que conta atualmente com 320 alunos, será ampliada para cerca de mil alunos, englobando os três turnos.

Prefeita inaugura Escola Décio Machado em Barra do Itabapoana ASCOM SFI Wagner Fraga 23

— Este é um momento de muita emoção. Fiquei muito emocionada ao entrar na escola e ver o resultado do nosso trabalho, que, sem dúvidas, propiciará um futuro melhor para nossas crianças, além de melhores condições de trabalho para os profissionais que aqui atuam. Que cada funcionário cuide com muito carinho desta belíssima estrutura — afirmou a prefeita, que destacou e agradeceu “a parceria de sempre” com a Câmara Municipal.

Em paralelo, o vice-prefeito Raliston Souza declarou que a construção é “um sonho de toda a comunidade”. Em sua fala, ele relatou o início da oferta educacional em Barra do Itabapoana, marcado desde então pela união e apoio dos moradores.

Prefeita inaugura Escola Décio Machado em Barra do Itabapoana ASCOM SFI Wagner Fraga 19

— A dupla Francimara e Raliston deu certo e hoje entregamos mais um fruto desta nossa luta diária. Foram várias idas à Brasília, nossa capital federal, e ao Rio de Janeiro, capital do nosso Estado, em busca do melhor para nosso povo — disse.

Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, a inauguração evidencia “o compromisso de um governo sério que, trabalha com muito amor, para oferecer uma escola de qualidade”.

Prefeita inaugura Escola Décio Machado em Barra do Itabapoana ASCOM SFI Wagner Fraga 6

— Gostaria de anunciar a todos que, em agenda com o deputado federal Lindbergh Farias, ele garantiu a mim e à prefeita Francimara a oferta de curso técnico nesta escola no período noturno, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) — informou.

Representando a Câmara Municipal, os vereadores Fauazi Cherene, Mazinho de Caboclo e Milsinho destacaram a grandiosidade da estrutura da unidade escolar, além de outros investimentos realizados na localidade.

Prefeita inaugura Escola Décio Machado em Barra do Itabapoana ASCOM SFI Wagner Fraga 20

Décio Machado — A sobrinha e afilhada de Décio Machado, Dilzerly Machado, participou da cerimônia de inauguração e presenteou a escola com um quadro, cuja pintura feita à mão retrata o rosto do homenageado.

— Junto com sua esposa, Maria José Machado, meu tio Décio Machado criou a primeira escola de Muribeca e doou o terreno para a construção da Escola Municipal Victor Sarlo, em Amontado. Faleceu em 22 de fevereiro de 1991, aos 63 anos, sendo um amante da educação — relatou, enfatizando “a grandiosidade da obra’.

Prefeita inaugura Escola Décio Machado em Barra do Itabapoana ASCOM SFI Wagner Fraga 18

Mais investimento — Durante seu pronunciamento, a prefeita Francimara citou diversas iniciativas desenvolvidas em Barra do Itabapoana. Segundo ela, são, pelo menos, R$ 6 milhões investidos na localidade em diversos segmentos, como na pavimentação de vias com intertravados e construção de quadras poliesportivas.

Na oportunidade, ela anunciou mais um investimento: a reforma total do prédio que abriga o polo do Programa de Saúde da Família (PSF). A ordem de serviço para a obra será assinada nos próximos meses.

Prefeita inaugura Escola Décio Machado em Barra do Itabapoana ASCOM SFI Wagner Fraga 7

Confira mais registros:

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285
(1 Votar)