Fiéis lotam praça central para celebrar São Francisco de Paula Destaque

São Francisco de Paula, padroeiro do município de São Francisco de Itabapoana (SFI), foi celebrado no último sábado (2). Os fiéis lotaram a praça central, que leva o nome do santo. Os festejos contaram com o apoio da prefeitura.

A programação do dia festivo começou logo pela manhã, por volta das 5h30, com uma alvorada que percorreu a Avenida Vereador Edenites da Silva Viana e foi acompanhada pela banda da Escola Municipal Décio Machado. Houve ainda missa e café da manhã comunitário.

Já no período noturno, o bispo diocesano Dom Roberto Francisco presidiu a principal celebração do dia. Ele destacou que o padroeiro de SFI buscou sempre o refúgio em Deus. “Nossa essência é que somos filhos de Deus. Só ele nos basta e devemos viver para ele”, disse.

Presente na celebração, a prefeita Francimara Barbosa Lemos externou a alegria em celebrar o padroeiro com atividades que puderam contar com maior número de pessoas. “Com muita alegria, estamos aqui após dois anos de pandemia. Que São Francisco de Paula interceda sempre por nosso município”, afirmou, destacando o empenho de diversos órgãos no apoio da festa. Ela estava acompanhada do marido e ex-prefeito, Frederico Barbosa Lemos, secretários e assessores.

Após a celebração, os fiéis percorreram a principal via do centro da cidade em procissão com a imagem do santo. Agentes e viaturas da Guarda Civil Municipal controlaram o tráfego de veículos para garantir a segurança dos participantes.

Os festejos foram encerrados com o show da cantora Celina Borges, que contou com a participação de centenas de fiéis. Sucessos da música católica, como “Tudo Posso” e “Nas Asas do Senhor”, foram entoados.

Por fim, na manhã de domingo (3) foi realizada a Corrida Ciclística do Padroeiro, também na área central. Órgãos da municipalidade também atuaram no suporte ao evento esportivo.