Reitor da UFRRJ se reúne em SFI para tratar de acordo de cooperação técnica com a prefeitura Destaque

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) vai firmar acordo de cooperação técnica com Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na sexta-feira (3), o reitor da UFRRJ, professor Roberto de Souza Rodrigues, esteve na Sala de Reuniões da sede do Executivo, onde discutiu o assunto com um grupo de representantes da prefeitura.

“A expectativa é implantar, no prazo de dois meses, o primeiro projeto piloto para começar a parceria. Provavelmente devemos iniciar com a cultura da cana-de-açúcar, levando em consideração o domínio que a gente tem na pesquisa do Campus de Campos dos Goytacazes (CCG/UFRRJ), e depois diversificar para as demais culturas. A ideia é trazer outros pesquisadores de áreas de interesse aqui para o município”, explicou Rodrigues, acrescentando:

“A universidade pública sempre foi geradora de conhecimento, sendo a principal produtora de tecnologia no país. Ela tem essa condição de trazer a tecnologia ou desenvolver tecnologia fazendo essas cooperações com municípios e os seus produtores rurais, ajudando na política pública do desenvolvimento da produção local. O nosso próximo encontro provavelmente deverá ser para assinar o primeiro termo de cooperação técnica com um projeto piloto”.

Reunião com reitor da UFRRJ Divulgação 3

O secretário de Agricultura, Enaldo Barreto, que esteve presente à reunião, destacou a importância da parceria. “Já estamos montando um viveiro de mudas de cana, no Espaço do Produtor I, no Centro. Vamos desenvolver uma série de variedades e distribuir as mudas em tubetes (recipientes de plástico rígido em forma de cone) para os produtores do município. Dentro de um prazo estimado de 60 dias, o reitor da UFRRJ retornará a SFI para assinar, junto com a prefeita Francimara Barbosa Lemos, este importante acordo de cooperação técnica”, ressaltou Barreto.

Participaram ainda do encontro o subprocurador do município, Claudio Heringer, e o coordenador das ações da Secretaria de Agricultura junto ao produtor, Marcos Guimarães (Lucahê), além do chefe de gabinete da reitoria, José Antonio Barros, a diretora do CCG/UFRRJ, Elizabeth Processi, acompanhada dos engenheiros agrônomos e pesquisadores da universidade Willian Pereira e Tamys Luiz Fernandes.

Reunião com reitor da UFRRJ Divulgação 1