Lei Aldir Blanc: SFI inicia mapeamento e cadastro de espaços e artistas culturais Destaque

No próximo dia 18, a partir das 9h, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoverá o 1º Encontro Municipal dos Fazedores de Cultura. Realizado na Câmara Municipal pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), o evento visa cadastrar os artistas e espaços culturais locais.

“Através deste cadastro, que já vem acontecendo nacionalmente, vamos viabilizar a aplicação da Lei Aldir Blanc, que prevê o pagamento de auxílio financeiro aos profissionais da área e os espaços responsáveis por manifestações artísticas que foram obrigados a suspender os trabalhos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19)”, informou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

O diretor do Departamento de Cultura (DPAC), Carlos Salvador Júnior, explicou que o cadastramento vai resultar em um mapeamento cultural local, instrumento importante para a construção de políticas públicas de cultura. Segundo ele, através deste processo, será gerado o Mapa Cultural de SFI, que é um levantamento colaborativo que permite a gestores, agentes culturais e a todos os cidadãos, conhecer, compartilhar e participar da produção cultural do município.

Conforme explicação do secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, podem ser cadastrados espaços artísticos e culturais, instituições e organizações culturais comunitárias, profissionais de arte e cultura sediados, residentes e domiciliados no município. São considerados espaços culturais aptos ao cadastro os seguintes: teatros independentes, espaços e grupos folclóricos de cultura popular, música, dança, capoeira, artes, circos, centros culturais, museus comunitários, espaços de comunidades indígenas ou quilombolas, festas populares, artesãos entre outros.

O evento contará com a presença de assessores da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e a equipe do DPAC.
Última modificação em Quarta, 01 Setembro 2021 14:37