Em SFI, mães e filhas superam barreiras e concluem a 9ª fase da Educação de Jovens e Adultos Destaque

Concluir uma etapa dos estudos é a realização de um sonho para muitas pessoas. Quando o dia da formatura, enfim chega, é impossível não se orgulhar. Em São Francisco de Itabapoana (SFI), para as formandas Alyce Patrício Caldeira e Ercília Patrício, da Escola Municipal (E.M.) Macarino Rosa de Moraes, na localidade de Volta Redonda, e Magna Cristina da Silva Gonçalves e Isabel Cerqueira da Silva Paes, da E. M. Herval Luiz dos Santos Batista (Escola Modelo), no Centro da cidade, houve alegria em dobro! Nas duas unidades de ensino, mãe e filha concluíram juntas a 9ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

“Saber que mães e filhas se formaram na EJA é muito gratificante. O objetivo da SMEC é democratizar o acesso à educação. Além de possuir horários alternativos, que possibilitam ao aluno continuar trabalhando enquanto estuda, as ações educacionais desenvolvidas na EJA de SFI valorizam o aluno em sua potencialidade”, destacou o secretário da pasta, Robson Santana, acrescentando que a EJA é uma modalidade de ensino ofertada pela SMEC àqueles que não tiveram condições de prosseguir os estudos de maneira regular.

A coordenadora-geral da EJA da SMEC, Amanda Passalini, pontuou que o governo municipal tem como objetivo o fortalecimento da modalidade e, a partir desse ideal, a secretaria vem realizando parcerias com o Instituto Federal Fluminense (IFF). “A medida permite aos alunos matriculados na EJA fazer de maneira simultânea os cursos profissionalizantes certificados pelo IFF. A parceria é de grande importância, pois promove a qualificação profissional do aluno, proporcionando a melhoria da renda e da qualidade de vida deles”.

Para a prefeita Francimara Barbosa Lemos, o incentivo aos jovens, adultos e idosos que não conseguiram concluir os estudos tem que ser cada vez maior. “A volta à escola é fundamental e de suma importância para a vida de cada um deles. Estamos buscando expandir as turmas de EJA no município e também ampliar o número de vagas e de localidades que possam abrigar a modalidade de ensino”, ressaltou Francimara.

(1 Votar)