Vice-prefeito participa do lançamento estadual do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora Destaque

São Francisco de Itabapoana (SFI) foi representado pelo vice-prefeito Raliston Souza no lançamento estadual da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A cerimônia aconteceu nessa terça-feira (29) na sede do Sebrae, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do governador do Estado em exercício, Thiago Pampolha.

Raliston destacou que foi uma oportunidade de trocar experiências de sucesso entre os municípios fluminenses. Segundo ele, as secretarias e departamentos da prefeitura já estão mobilizados na inscrição deste ano, inclusive por meio da criação de um grupo de trabalho.

Lançamento estadual do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora ASCOM SFI JÚLIO CÉSAR BARRETO 2

— Muito mais que uma premiação, esta iniciativa do Sebrae valoriza e evidencia as ações e investimentos da nossa gestão para fomentar o micro e pequeno empreendedor. Junto com a prefeita Francimara Barbosa Lemos, esta será nossa busca constante: buscar parcerias e consolidar nossa cidade no cenário regional — afirmou.

O vice-prefeito lembrou que em 2018, a prefeita Francimara conquistou o título inédito para o município na etapa estadual do prêmio através da categoria “Empreendedorismo na Escola”.

Lançamento estadual do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora ASCOM SFI JÚLIO CÉSAR BARRETO 3

Durante seu pronunciamento, o governador em exercício desejou boa sorte aos municípios e observou que o prêmio “é um farol para as boas práticas que visam o desenvolvimento do comércio local”.

Ao dizer que o desempenho das prefeituras é estratégico para o desenvolvimento estadual, Pampolha garantiu que o governo “continuará sensível aos desafios dos municípios”.

Lançamento estadual do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora ASCOM SFI JÚLIO CÉSAR BARRETO 4

Sobre o prêmio, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae RJ, Tito Ryff, explicou que mais de mil práticas foram premiadas desde 2001. De acordo com ele, são 10 categorias, sendo que a premiação estadual ocorrerá em abril de 2024. Em julho do ano que vem, os melhores do RJ concorrem ao prêmio nacional.

— Agradeço a presença dos representantes dos municípios. Esta iniciativa mostra que podemos transformar o Brasil a partir da base. Não é uma competição, mas um estímulo ao desenvolvimento e à união de esforços — disse.

O evento contou com ainda com o painel “Caminhos do Desenvolvimento” com o engenheiro Júlio Lêdo, que observou a necessidade de o progresso ser acompanhado de “inclusão, diversidade e sustentabilidade”, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Chapadão do Sul (MS), José Teixeira Júnior, que relatou um pouco de sua experiência.

Lançamento estadual do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora ASCOM SFI JÚLIO CÉSAR BARRETO 5