Plantio de 150 mudas nativas na Estufa Municipal em comemoração ao Dia da Árvore Destaque

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, participou do plantio de mudas, na Estufa Municipal, em Praça João Pessoa. O evento, uma parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema), Agricultura e Educação e Cultura (SMEC), aconteceu na quinta-feira (21), em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado todo ano em 21 de setembro. No total, foram plantadas 150 mudas nativas.

“É muito gratificante estar aqui com 80 alunos da Escola Municipal (E.M.) Estelita de Araújo Crespo, que recentemente entreguei à população totalmente reformada e ampliada, participando do plantio de mudas nativas. Eu também fiz a minha parte ajudando a plantar algumas mudas para dar o bom exemplo às nossas crianças”, revelou a prefeita.

Uma das mudas plantadas por Francimara, peroba rosa (Aspidosperma polyneuron), que chega a atingir 30 metros de altura, podendo ultrapassar 1.200 anos de idade, está na lista de espécies para conservação no Brasil. A muda foi preparada especialmente para a prefeita pelo administrador do Horto Municipal, o técnico florestal Idalécio Cardoso.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, que também esteve presente, classificou o evento como um sucesso! Ela elogiou a intensa participação dos alunos da escola, que em sua avaliação, gostaram muito da atividade.

“Cada uma das 150 mudas nativas da Mata Atlântica, que é um bioma rico em biodiversidade e ameaçado pelo ser humano, estava com uma plaquinha identificando a espécie. Durante o plantio, solicitei aos alunos que anotassem o nome da espécie plantada para que no futuro pudessem retornar aqui, verificar a árvore adulta e poderem usufruir da sombra ou saborear o fruto dela, caso tenha sido uma muda frutífera”, ressaltou Luciana.

Participaram ainda da ação o secretário de Agricultura, Enaldo Barreto, e o subsecretário Daniel Abílio; o secretário da SMEC, Robson Santana, e a subsecretária Marcelly Barreto; o subsecretário de Meio Ambiente, Manoel Mendes, além de outros secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores; os vereadores Isaac Salvador, presidente da Câmara Municipal, Milsinho, Renato Roxinho e Yara Cinthia, a ainda funcionários da E.M. Estelita de Araújo Crespo.

(1 Votar)
Última modificação em Sexta, 22 Setembro 2023 16:41