Semana Municipal do Meio Ambiente atinge objetivo, avalia secretária Destaque

A Semana Municipal do Meio Ambiente, que aconteceu em São Francisco de Itabapoana (SFI) entre segunda (3) e quarta-feira (5), atingiu o objetivo, segundo avaliou a titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Luciana Soffiati. “Uma sociedade só pode ser mudada quando é educada em relação a uma determinada finalidade. Na questão ambiental não é diferente e nestes três dias conseguimos levar educação e conscientização ambiental durante o evento”, destacou a secretária.

Na segunda-feira (3), na Câmara de Vereadores, teve Fórum Ambiental com os palestrantes Arthur Soffiati, Doutor em História Ambiental, que abordou o tema “São Francisco ontem e hoje”; Adriana Leite, Doutora em Geografia, que falou sobre “Rios em alerta: riscos e desastres socioambientais”; e o veterinário Flávio Soffiati, que abordou o tema febre maculosa.

“A gente sempre faz eventos de educação ambiental, palestras em escolas, panfletagens, limpeza de praias, plantio de mudas, entre outras ações. O fórum visou ter mais abrangência, já que além dos alunos que em anos anteriores assistiam às palestras nas unidades de ensino, agora tivemos a oportunidade da participação da sociedade civil com bastante interatividade em variados temas, todos muito atuais e importantes”, ressaltou Luciana.

Na terça (4), no Portal da Cidade, houve distribuição de lixeirinhas para veículos e de panfletos informativos sobre os riscos das queimadas irregulares, orientação a respeito do descarte correto de lixo e as consequências graves com o desmatamento. “Já na quarta (5), promovemos o plantio de mudas. Eu penso que só podemos começar a pensar em mudança climática com ações eficazes e o plantio é uma das formas de ajudar a equilibrar a temperatura e o clima do planeta”, finalizou a secretária.

Última modificação em Quinta, 06 Junho 2024 16:54