Etrutura de madeira e palha retirada da Praia dos Sonhos

Após denúncias anônimas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) retirou uma estrutura de madeira com palha, montada na Praia dos Sonhos. A ação, que teve apoio da Polícia Militar, Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) e Departamento Municipal de Postura, aconteceu na tarde desta quarta-feira (3).

“Nossa equipe constatou a veracidade da informação, tendo encontrado ainda o acúmulo de plástico, vidro e lixo, provavelmente deixado por quem estava utilizando o espaço, uma espécie de barraca de praia improvisada. No entanto, no momento da remoção, não conseguimos identificar o responsável”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.

Estrutura de madeira e palha retirada da Praia dos Sonhos Divulgacao 1 e1612381387606 750x416Os infratores podem ser enquadrados na LEI Nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais Federal). A punição varia de detenção de um mês a um ano e multa, ou ainda reclusão de dois a quatro anos e multa. “Todo o material retirado ficará acautelado na Sema. O dono poderá comparecer na secretaria para dar explicações em relação à posse de uma eventual licença do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) autorizando a montagem daquela estrutura na praia”, destacou Luciana.

O engenheiro ambiental da Sema Léo Coutinho reforçou a importância da vegetação de restinga, que estabiliza a areia, e que o espaço, além de pertencer à União, sendo de preservação permanente, ainda é abrigo de ovos de tartaruga. “Fazemos um trabalho de conscientização ambiental. Agora, pretendemos realizar um plantio de mudas nativas na área, a fim de fazer sombra, um pedido dos moradores e frequentadores do local”.

Para denunciar qualquer tipo de irregularidade ambiental, os moradores do município podem ligar para o Canal Verde (22) 9.8161-6713.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285
(1 Votar)
Última modificação em Quinta, 04 Fevereiro 2021 23:21