Vacinação contra Covid-19: busca ativa é realizada em farmácias e clínicas do Centro Destaque

Ao longo desta semana, o Setor de Imunização (SI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou três ações de busca ativa para dose de reforço contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (28), o público-alvo foram os funcionários de farmácias e clínicas particulares da área central.

— A imunização contra a doença foi reforçada em 51 pessoas que atuam diretamente no atendimento ao público. Nosso agradecimento a todos os estabelecimentos que nos receberam e cooperaram para reforçar a proteção do nosso município contra a Covid-19 — afirmou o coordenador do SI, Cristiano de Souza.

A busca ativa também foi realizada na sede da prefeitura e das secretarias municipais de Educação e Cultura (Smec); Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH); e de Transporte. Ao todo, mais de 140 doses foram aplicadas.

Busca Ativa em farmácias e clínicas ASCOM SFI 9

Souza ressalta que é muito importante o comparecimento da população em uma das 12 unidades de Saúde para receber o reforço, que está disponível para maiores de 12 anos. O intervalo mínimo entre as aplicações é de quatro meses.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, o município conta com estoque dos três imunizantes disponíveis no país: Astrazeneca, Coronavac e Pfizer, inclusive, a chamada “Pfizer Baby”, que é direcionada para bebês a partir de seis meses e até crianças menores de cinco anos.

Os locais de vacinação são os seguintes: Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central, ou nos polos de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Floresta e no Centro Municipal de Imunização (CMI), em Ponto de Cacimbas. Basta apresentar comprovante de residência, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).  O funcionamento é de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h.

Busca Ativa em farmácias e clínicas ASCOM SFI 2

Importância da vacina — A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que a proteção das vacinas excede 80% contra hospitalização ou morte. Com base em estudos, a instituição afirma ainda que as doses de reforço são necessárias para promover uma resposta imune ainda mais forte e robusta.

A importância da imunização também é destacada pelo Ministério da Saúde. O órgão ressalta que, entre o pico da pandemia, em abril de 2021, e novembro daquele ano a média móvel de óbitos caiu 91,7%.