Prefeita implanta base do Resgate e entrega reforma de UBS em Imburi Destaque

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, implantou nesta quarta-feira (11) uma base do Serviço Municipal de Resgate (SMR) em Imburi. Na ocasião, ela também entregou a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Arminda Maria Barreto.

— Com esta nova base, nosso município passa a contar com o quarto pontos deste importante serviço, já que, além do Centro, também implantamos em Barra do Itabapoana e Gargaú. Vamos, assim, salvar muito mais vidas. Meu sentimento é de gratidão — afirmou Francimara, que estava acompanhada de secretários, assessores e vereadores. Ela agradeceu ainda a união com a Câmara Municipal.

Paralelamente, o vice-prefeito Raliston Souza evidenciou seu orgulho pelos profissionais de Saúde que atuam em SFI.

Base do Resgate e entrega reforma de UBS em Imburi ASCOM SFI Wagner Fraga 19 horz

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, a renovação da frota começou em 2017. Desde então, foram adquiridas 12 ambulâncias de grande porte. “Com essa quarta base do Resgate, vamos diminuir o tempo do socorro na região de Imburi, sobretudo, em relação aos acidentes na RJ 224”, destacou, informando que, ao longo de 2022 foram realizados mais de 2.600 atendimentos pelo SMR.

Para o coordenador do SMR, médico Guilherme Cortes, com as quatro bases implantadas “fechamos o cinturão de extensão do município, que é muito grande em área territorial”. Ele pontuou que “o primeiro atendimento realizado pelo Resgate dita a evolução do quadro clínico e previne até danos irreversíveis”.

Os vereadores Aroldo Leandro, Cocoia, Eleno e Renato Roxinho discursaram representando o Poder Legislativo. Todos destacaram os avanços da atual gestão, além da sensibilidade e comprometimento da prefeita Francimara com as demandas dos moradores.

Base do Resgate e entrega reforma de UBS em Imburi ASCOM SFI Wagner Fraga 10

Reforma da UBS — Durante sua fala, a prefeita lembrou que em 2022 foi entregue um veículo 0 km para aprimorar a assistência do polo de Estratégia Saúde da Família (ESF). Na mesma oportunidade, Francimara assinou a ordem de serviço para a reforma da UBS, cujo investimento foi de cerca de R$ 125 mil.

Segundo a enfermeira Dayana Albernaz, os trabalhos no local propiciariam “uma mudança muito boa na estrutura”, o que trouxe mais conforto para pacientes e funcionários. Ela ressaltou que a UBS conta com atendimento clínico geral, pediátrico, ginecológico e odontológico, além de visitas domiciliares através do ESF, vacinas, coletas de exames e suporte inicial às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Samu — O secretário Sebastião Campista anunciou no evento que, em reunião nessa terça-feira (10), com o secretário de Estado de Saúde, Luis Antônio Júnior, foi garantida a disponibilização de duas ambulâncias e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Base do Resgate e entrega reforma de UBS em Imburi ASCOM SFI Wagner Fraga 2

Confira mais fotos: