Hospital Municipal Manoel Carola realizará cirurgias de catarata a partir de maio Destaque

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria de Saúde, vai iniciar o trabalho preparatório para a realização de cirurgia de catarata no município. Os pacientes que já estão com indicação de operação devem comparecer no Ambulatório de Triagem, no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas, nesta quinta-feira (27), das 8h às 16h. A previsão é de que as primeiras cirurgias comecem a ser realizadas em maio, no Centro Cirúrgico do HMMC.

“A médica responsável pela triagem vai examinar criteriosamente todos os exames pré-operatórios do paciente (biomicroscopia, microscopia especular córnea, topografia córnea, ecobiometria, mapeamento de retina e ultrassonografia) e estando apto para o procedimento, será marcada a data da cirurgia. Posteriormente, a partir de novos encaminhamentos, daremos prosseguimento para acabar com a demanda reprimida de operação de catarata no município”, explicou a subsecretária de Saúde, Thayna Rissa, ao lado do titular da pasta, Sebastião Campista.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos comemorou a notícia. “Mais uma grande conquista para a população de SFI. Os pacientes que necessitavam operar catarata precisavam sair do município para realizar a cirurgia, mas a partir de maio, o procedimento será realizado no Centro Cirúrgico do HMMC, reinaugurado na minha gestão, em maio do ano passado. Cada vez mais estamos nos tornando autônomos e menos dependentes dos municípios vizinhos na área da Saúde”, destacou a prefeita.