Mais de oito mil atendimentos: Prefeitura comemora seis anos de Nuprapac Destaque

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) celebrou nesta sexta-feira (1) os seis anos de criação do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac) que, no decorrer deste período, realizou mais de oito mil atendimentos. O evento celebrativo foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos, do vice-prefeito Raliston Souza, secretários, vereadores e assessores.

O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e administrado pela oncologista Elizabeth Uhl. O Nuprapac, que é custeado com recursos próprios, conta com uma equipe multidisciplinar formada por uro-oncologista, enfermeira oncológica, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e psicológica, além de um veículo para facilitar o deslocamento dos pacientes.

6 anos Nuprapac ASCOM SFI Wagner Fraga 3

Elizabeth ressaltou que o órgão busca o diagnóstico precoce, assistência, prevenção e educação em câncer, com base em abordagem interdisciplinar, familiar e integrada com toda a rede de Saúde. Segundo ela, “nós alinhamos conhecimento técnico e compaixão”.

— Este tipo de atendimento é cada vez mais necessário, visto que 30% dos casos de câncer podem ser curados com prevenção e o diagnóstico precoce faz a diferença, trazendo melhores resultados no tratamento — observou, apresentando dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) que estimam 704 mil novos casos da doença entre 2023 e 2025.

6 anos Nuprapac ASCOM SFI Wagner Fraga 2

Emocionada, a prefeita, que estava acompanhada do esposo e ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos, lembrou que a ideia do projeto surgiu após ser diagnosticada com câncer de mama em 2016.

— Mesmo em um momento de dor, Deus me deu forças para implementar o Nuprapac, que tanto me orgulha e segue proporcionando tantos benefícios aos pacientes e seus familiares. Que nossa população possa valorizar e acreditar neste importante equipamento da Saúde são franciscana, fruto da nossa força de vontade de fazer o melhor para nosso povo — afirmou, destacando a dimensão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao lembrar da construção da sede própria do Nuprapac, que está em andamento, Francimara anunciou que “muitas coisas boas ainda virão”.

6 anos Nuprapac ASCOM SFI Wagner Fraga 10

Para o vice-prefeito, o evento “neste dia de muita alegria, celebra seis anos de muitas vidas para nossa cidade, por meio desta iniciativa que saiu do coração da nossa prefeita”. Ele apresentou relatos de pacientes que “ganharam uma segunda família por meio da assistência fornecida”. “Gostaria de parabenizar toda equipe envolvida por desempenharem um papel tão significativo”, finalizou.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, revelou seu orgulho em participar desta gestão. Além de pontuar que “o Nuprapac é da população de SFI”, ele também agradeceu o apoio institucional da Câmara Municipal.

6 anos Nuprapac ASCOM SFI Wagner Fraga 12

Paralelamente, o vice-presidente do Legislativo Municipal, vereador Alexandre Barrão, afirmou que “a prefeita Francimara trabalha para elevar constantemente o patamar da rede de Saúde” através de “uma gestão sensível e competente”.

O evento começou com a execução dos hinos municipal e nacional pelo grupo musical Art Lata, formado por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH). Além disso, foram exibidos imagens e relatos de pacientes, como também ações do Nuprapac.

6 anos Nuprapac ASCOM SFI Wagner Fraga 14

Confira mais registros: