Prefeita inaugura reforma e ampliação da UBS de Santa Clara Destaque

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, inaugurou na última segunda-feira (5) a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Adão Carlos da Silva, em Santa Clara. Cerca de R$ 310 mil foram investidos no espaço.

Além de reparos, como no telhado, e pintura, o consultório odontológico foi ampliado. Uma nova fachada, banheiro com acessibilidade e um espaço para lixo contaminado foram construídos e a calçada foi pavimentada com intertravados para facilitar o acesso. A unidade recebeu cinco aparelhos de ar condicionado e mobília nova.

Prefeita inaugura reforma e ampliação da UBS de Santa Clara ASCOM SFI Wagner Fraga 13

— Hoje é um dia muito gratificante e importante, pois os moradores estão recebendo uma nova UBS. Mais uma entrega em Santa Clara, que desde o segundo semestre de 2023, recebeu cerca de R$ 22 milhões em investimentos. Estamos sempre preocupados em proporcionar, com muita empatia, o melhor para nossa população — afirmou a prefeita Francimara, que estava acompanhada do ex-prefeito e esposo Frederico Barbosa Lemos, secretários, assessores e vereadores.

Paralelamente, o vice-prefeito Raliston Souza observou que a atual gestão promove “uma transformação na área da Saúde”, citando também as obras em andamento no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC). Ele considera que com responsabilidade e pensando em “oferecer cada vez mais dignidade para nosso povo”, SFI conquistou a segunda colocação no ranking do Norte Fluminense (NF) do Programa Previne Brasil (PPB) do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, das 19 UBS existentes, 12 já receberam ou recebem obras de reforma e ampliação. Ele destacou que, por meio de 15 Estratégia de Saúde da Família (ESF), a pasta cobre 96% da população. Somente através do polo de Santa Clara, que também atende Sonho, são mais de 2.200 pessoas cadastradas.

Prefeita inaugura reforma e ampliação da UBS de Santa Clara ASCOM SFI Wagner Fraga 6

Representando os vereadores presentes, o presidente da Câmara Municipal, Isaac Salvador, pontuou sobre o carinho da prefeita Francimara com o povo são franciscano, como também a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo.

Homenagem — A UBS recebeu o nome do enfermeiro Adão Carlos da Silva. Ele iniciou sua atuação na localidade em 1988. Familiares do homenageado estavam presentes na inauguração e agradeceram o reconhecimento.

A viúva Ana Maria Silva lembrou que “Adão cuidava com muito amor e carinho das pessoas e das unidades por onde trabalhou”. Ao final da fala, ela destacou o crescimento na área da Saúde alcançado pela atual gestão.

Prefeita inaugura reforma e ampliação da UBS de Santa Clara ASCOM SFI Wagner Fraga 2

Tanque — Na mesma ocasião, a prefeita inaugurou o tanque comunitário de leite de Santa Clara, que atende 12 produtores e contabiliza aproximadamente 20 mil litros mensais.

O secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, lembrou que o projeto começou na gestão do ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos. Segundo ele, a prefeitura segue investindo para aprimorar a qualidade do produto, inclusive, a partir do estabelecimento de parcerias com instituições de ensino e pesquisa.

Prefeita inaugura reforma e ampliação da UBS de Santa Clara ASCOM SFI Wagner Fraga 16

A prefeita lembrou que o município conta com seis tanques, responsáveis por captar 330 mil litros por mês, o que corresponde a quinta maior bacia leiteira do Estado do Rio de Janeiro. “Esse número tende a crescer, pois em breve vamos inaugurar uma unidade em Campo Novo”, finalizou.

Confira mais registros: