Gripe: vacinação em idosos a partir de 60 anos prossegue até segunda-feira (2) Destaque

A vacinação contra gripe em idosos a partir de 60 anos prossegue até a próxima segunda-feira (2) em São Francisco de Itabapoana, conforme calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS). Esta também é data final para os trabalhadores da saúde.

O público-alvo deve procurar uma das 12 unidades de saúde que realizam a imunização: Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central, ou nos polos de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Floresta e no Centro Municipal de Imunização (CMI), em Ponto de Cacimbas.

Segundo o coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiano de Souza, os idosos devem apresentar documento original com foto e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para os profissionais da saúde, além destes documentos, é necessário comparecer com comprovante de atuação na área. Em ambos os casos, é importante trazer a Caderneta de Vacinação.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, alerta para a relevância da imunização. “O Governo Federal destaca que o objetivo da campanha é reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações e mortes, visto que contribui para reduzir o risco de desenvolvimento de formas graves e o impacto das complicações respiratórias”, afirmou.

De acordo com o MS, a vacina utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente. Produzida pelo Instituto Butantan, a dose é efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus: H1N1, H3N2 e tipo B.

Sarampo — Em paralelo com a imunização contra a gripe, os profissionais da Saúde também devem participar da campanha de atualização vacinal contra o sarampo. Para isto, é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação para que seja avaliada.
“Tanto a vacina do sarampo, quanto a da Covid-19, podem ser ministradas simultaneamente com a da influenza, conforme orientação técnica do MS”, esclareceu Cristiano.

Calendário — A segunda etapa da campanha da gripe acontecerá entre três de maio e três de junho e envolverá gestantes e puérperas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

Nesta fase também serão vacinadas crianças entre seis meses a menores de cinco anos de idade, sendo que aquelas que receberam ao menos uma dose da vacina Influenza em anos anteriores, o esquema vacinal será com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose, seguindo o que preconiza o Governo Federal.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285