Comitiva de SFI conhece Programa Ronda Maria da Penha da capital para troca de experiências Destaque

Uma comitiva de São Francisco de Itabapoana (SFI) formada por integrantes da Secretara Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep) conheceu esta semana o Programa Ronda Maria da Penha, vinculado à Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio). A visita objetivou a troca de experiências sobre o trabalho deles realizado na capital fluminense, já que SFI em breve vai implantar a Ronda Maria da Penha Guardiã da Mulher São Franciscana.

O grupo conheceu a base da Ronda Maria da Penha, na sede da GM-Rio, e acompanhou de perto o trabalho desenvolvido pelos guardas municipais. A gestora do programa, líder operacional Glória Maria Bastos, recepcionou os visitantes mostrando o serviço executado na cidade do Rio de Janeiro.

A Ronda Maria da Penha toma medidas como acompanhar mulheres vítimas de violência que tenham medida protetiva até a Delegacia de Polícia Civil e faz patrulha em frente à residência delas para impedir a aproximação dos agressores.

A GM-Rio vai compartilhar as experiências adquiridas nos dois anos de atuação da Ronda Maria da Penha, incluindo dois integrantes na próxima capacitação do Grupamento Especial. Eles formarão uma primeira equipe de multiplicadores para iniciarem o trabalho em SFI.

A comitiva do município foi formada pelo secretário da Sesep, subtenente Edson Brito Edson Alves de Brito; o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Robson Buçard Henriques; a guarda municipal Roberta Kellen Panisset; a assessora da Sesep, Renata Barreto da Silva; a gerente de Proteção Social Especial da SMTDH, Eliana Carvalho; além da advogada do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Priscila Corrêa.