Conseg realiza a primeira reunião itinerante do ano Destaque

O Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública (Conseg), em São Francisco de Itabapoana (SFI), realizou a primeira reunião itinerante de 2023. O encontro, conduzido pelo presidente do Conseg, Romário Bernardo, aconteceu nessa terça-feira (24), na localidade de Guaxindiba, e teve a presença do novo comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM-Campos), tenente-coronel Ricardo Cruz.

“A Segurança Pública não é resolvida isoladamente, sendo necessário um esforço em conjunto da PM, Polícia Civil, BPRv e a Secretaria Municipal de Segurança, além da participação da população. A segurança é um direito e responsabilidade de todos, embora seja um dever do Estado. O município passa por um momento conturbado devido ao período de verão, mas vamos virar esta página”, garantiu Cruz, acrescentando:

“De dezembro para cá, aproximadamente 30 pessoas foram presas na área da 3ª Cia e quase 10 armas de fogo apreendidas. Aqui é a única Companhia do 8º BPM que está com todos os DPOs ativos. Recentemente, aumentamos o efetivo e enviamos mais uma viatura nova 4 x 4 semiblindada. Diariamente, contamos entre 10 a 12 viaturas patrulhando o município e nos finais de semana recebemos reforços de outros batalhões. Muito em breve vamos garantir a tranquilidade que a população de SFI merece”.

Conseg Divulgação 1

O novo comandante do 8º BPM também revelou que o batalhão está fazendo a avaliação dos seis primeiros meses de trabalho da Patrulha Rural, projeto piloto implantando no município em parceria com a prefeitura, que vem apresentando bons resultados. “Vamos apresentar os números ao Comando Geral da PM, a fim de que o projeto possa ser expandido para todos os municípios fluminenses com áreas rurais”.

A delegada titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil de SFI, Ivana Morgado, também falou sobre o trabalho de integração. “É um momento de a gente ajustar as ações da Segurança Pública, já que neste período de alta temporada muitas pessoas de fora frequentam o município. É necessário alinhar o vínculo com a população para prestarmos o melhor serviço”, ressaltou a delegada.

Participaram ainda da reunião do Conseg o coronel Ibiapina, chefe do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA) em Campos; o comandante da 5ª Cia do BPRv, tenente Danilo; o comandante da 3ª Cia da PM em SFI, tenente Soares; secretários municipais, o diretor-presidente da Emtransfi, Luciano Coutinho, um grupo de vereadores e membros do Conseg-SFI.