Entrega de certificados do Curso de Libras da SMTDH acontecerá no próximo dia 9, no Centro de Convivência Destaque

A cerimônia de entrega dos certificados do Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI), acontecerá no próximo dia 9 de dezembro, às 16h, no Centro de Convivência da Terceira Idade Nágme Jorge Abílio, na área central do município. O objetivo foi capacitar a equipe técnica e demais funcionários da SMTDH para que os usuários surdos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) tenham um atendimento inclusivo e de qualidade nas suas demandas.

“Seguindo orientação da prefeita Francimara, estamos proporcionando cada vez mais a inclusão das pessoas com deficiência para que tenham acesso facilitado aos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano. Isso é uma demonstração de responsabilidade social e respeito a esse público”, destacou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

As aulas foram ministradas pela professora, tradutora e intérprete de Libras Caroline Carneiro, que também é assistente social no Centro de Convivência, sendo realizadas de forma presencial, às quartas e quintas feiras. O curso, ofertado de forma totalmente gratuita, teve a duração de seis meses com a carga horária de 60h. Vinte e cinco alunos receberão o certificado.

“Esse foi um passo muito importante no município, pois é o primeiro Curso de Libras ofertado não apenas para educadores, mas também para quem lida diretamente com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Acreditamos que ofereceremos um atendimento de respeito e qualidade para com os nossos usuários, já que, a Libras é a segunda língua brasileira”, ressaltou Caroline.