Projeto Campo Limpo recolhe embalagens de agrotóxicos Destaque

O Projeto Campo Limpo, que objetiva recolher embalagens de agrotóxicos em São Francisco de Itabapoana (SFI), será realizado de 16 a 18 de novembro. A ação acontece através de parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura em conjunto com outros órgãos e entidades.

“Os locais para o descarte das embalagens serão nas quatro unidades do Espaço do Produtor: 1, no Centro de São Francisco; 2, em Imburi; 3, em Praça João Pessoa; e 4, em Brejo Grande, além da Fazenda Lucahe, na localidade de Pingo D’Água”, informou o secretário de Agricultura, Enaldo Barreto.

Já a secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, alertou para os sérios danos que podem ser provocados para o meio ambiente, animais e à saúde humana, direta ou indiretamente, quando as embalagens de agrotóxicos são descartadas de forma incorreta.

“Os resíduos químicos dos agrotóxicos ainda estão presentes nas embalagens, mesmo após o seu uso, podendo atingir os mananciais hídricos, contaminando o lençol freático, chegando aos rios, lagos e lagoas, comprometendo a saúde humana e a fauna”.

Orientação - Os produtores, antes da entrega, precisam realizar a tríplice lavagem das embalagens, esvaziando completamente o conteúdo no tanque do pulverizador, adicionar água limpa à embalagem até ¼ do seu volume, tampar bem a e agitar por 30 segundos. Depois despejar esta água no tanque do pulverizador e inutilizar a embalagem fazendo perfurações no fundo. O procedimento deve ser feito durante o preparo da calda, imediatamente após o esvaziamento do conteúdo da embalagem, sempre utilizando o EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Participam ainda do projeto a Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (Assinf), Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Defesa Sanitária Vegetal (Secretaria Estadual de Agricultura), Sistema Campo Limpo e o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).