SFI inicia a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a aftosa e aplicação de mais 3 vacinas Destaque

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria de Agricultura, iniciou nesta terça-feira (1) a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que prosseguirá até o dia 30 de novembro. Durante este período, serão doados quatro tipos de vacinas aos criadores com até 30 animais para imunizar bovinos e bubalinos (búfalos): aftosa, brucelose, raiva e manqueira.

A dose contra a brucelose é destinada às fêmeas de três a oito meses e as demais, para animais de todas as idades. Os pequenos criadores necessitam estar cadastrados na Defesa Agropecuária e os interessados devem fazer contato com a Secretaria de Agricultura, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, ao lado do Banco Itaú, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para tirar dúvidas é o (22) 2789-1118.

O subsecretário de Agricultura, Daniel Abílio, destacou que, embora somente as vacinas contra a aftosa e a brucelose sejam obrigatórias, “é extremamente necessário imunizar o rebanho também contra a raiva e a manqueira, medida que garante a saúde do gado e contribui para os criadores reduzirem os custos”.

Além da vacinação, em relação à aftosa, o produtor deve fazer a comprovação junto ao órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração da vacina pode ser entregue de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual em até cinco dias após a vacinação.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285