SFI presente na principal feira de agronegócio da América Latina Destaque

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura de São Francisco de Itabapoana (SFI) participaram ao longo desta semana da Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. O evento, que foi realizado em Ribeirão Preto, São Paulo, é considerado o principal evento deste tipo na América Latina.

Na avaliação do secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, foi uma oportunidade de ter acesso a aprendizado e novas tecnologias, estabelecer contatos e firmar parcerias. Para ele, isso “gera expectativas para alavancar ainda mais o agronegócio em nosso município”.

A comitiva são franciscana visitou cerca de 60 estandes, como os de fábricas de máquinas e implementos voltados para o cultivo, manejo e colheita da cana de açúcar e mandioca, além de espaços dedicados a sistemas de mapeamento e aplicação de defensivos agrícolas através de drones, e sistemas de irrigação e abastecimento de água de baixo custo por meio da energia solar.

SFI presente na principal feira de agronegócio da América Latina Divulgação 2

Enaldo destacou a visita ao espaço da empresa de serviços de meteorologia, Clima Tempo, responsável por desenvolver um monitoramento específico para o agronegócio. Segundo ele, com base nas informações do serviço, que incluem índices pluviométricos em tempo real, é possível apontar o melhor período para aplicação de defensivos.

— Ainda na área meteorológica, conhecemos os sistemas de mini estações que poderão auxiliar os produtores com informações mais específicas sobre o tempo no município. Nossa ideia é instalarmos três mini estações em cada distrito. Esses dados climáticos seriam centralizados no “site” da prefeitura, com previsões diárias e a longo prazo. Essa seria mais uma ferramenta para auxiliar no trabalho de campo — detalhou o secretário.

SFI presente na principal feira de agronegócio da América Latina Divulgação 5

O subsecretário municipal de Agricultura, Daniel Abílio, contou que a Agrishow foi eficaz para o estreitamento de parcerias, sobretudo, com as principais marcas de máquinas e implementos que atuam na região, em especial a de implementos para produção de silagem. Segundo ele, esta é uma grande demanda do município em períodos de estiagem.

— Várias empresas confirmaram e manifestaram interesse em apresentar seus produtos diretamente ao nosso produtor a partir da participação na nossa Exposição Agropecuária, que já está sendo planejada pela prefeita Francimara Barbosa Lemos — afirmou.

Confira mais registros da participação de SFI na Agrishow: