Projeto "Campo Seguro" é aprovado pelo Comando da PM no Estado Destaque

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) aprovou o “Campo Seguro”, elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura de São Francisco de Itabapoana (SFI), que através de um sistema de monitoramento via satélite (georreferenciamento), objetiva aumentar a segurança na área rural. O projeto, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), será executado no município em parceria com o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e poderá ser estendido para todos os municípios fluminenses que tenham região rural.

“Estivemos na semana passada no Quartel General da PM, na cidade do Rio de Janeiro, sendo recebidos pelo subsecretário de Gestão Operacional do órgão, coronel Rogério Lobasso. O diretor de projetos da secretaria, Anderson Raimundo, fez a apresentação, sendo o projeto-piloto aprovado pelo Comando da PM. A ideia é que o lançamento oficial do ‘Campo Seguro’ ocorra durante a ExpoAgro 2022, no mês de setembro“, revelou o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto.

O subcomandante do 8º BPM, major Tibério Carlos da Silva, também participou da reunião na capital fluminense, juntamente com o comandante do batalhão campista, tenente-coronel Gustavo Marques, e do chefe da Seção de Operações, capitão Wanderson Thomaz Soares, e do sargento Leandro Batista Vicente, analista criminal, ambos da mesma unidade policial.

“O ‘Campo Seguro’ vai implementar um Patrulhamento Rural visando evitar furto de gado e de equipamentos de energia elétrica, como por exemplo, transformadores, cabos e fios, além de outros crimes. No bojo do projeto, existe a necessidade operacional de duas viaturas de porte grande, tipo picape, para realizar o patrulhamento”, informou o subcomandante.

O vice-prefeito de SFI, Raliston Souza, que representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos durante a reunião no Quarte General da PM, destacou a importância do projeto, principalmente devido à extensão territorial do município, grande parte em área rural.

“O Governo Francimara está mais uma vez cumprindo com um compromisso assumido com os produtores rurais do município. A parceria da prefeitura com o 8º BPM, através da Secretaria de Agricultura, vai permitir aumentar a segurança no campo, levando mais tranquilidade e diminuindo os prejuízos provocados pelos furtos na área rural”, ressaltou Raliston.

SFI tem pouco mais de 3.100 propriedades rurais cadastradas, de acordo com levantamento obtido junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-RJ) e à Defesa Agropecuária Estadual. Na fase inicial do projeto, participarão 300 propriedades rurais de todos os portes, com previsão de progressivamente aumentar o atendimento.

O projeto - Haverá a criação de um banco de dados, gerido e atualizado pela Secretaria de Agricultura, contendo as informações da propriedade rural e seus respectivos donos, disponibilizado de maneira online à PM. Será gerado para cada propriedade um código sequencial exclusivo, exposto em uma placa e afixado em lugar de grande visibilidade, preferencialmente na entrada principal do imóvel. O cadastro contará com as coordenadas geodésicas de alta precisão, que poderão ser acessadas por aplicativos de localização.

Em caso de ocorrência policial numa propriedade rural, o dono ou qualquer cidadão informa o número da placa do imóvel à PM, que por intermédio do banco de dados, encontra as coordenadas e informações complementares, traçando as rotas de acesso e de possíveis fugas dos criminosos, as envia para os policiais do patrulhamento, que se direcionam ao local da ocorrência.

(1 Votar)