Prefeitura doa vacinas aos pequenos criadores na 1ª etapa da campanha de imunização contra a aftosa Destaque

Teve início no último dia 1º e vai até 31 de maio a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2022. Este ano, no Estado do Rio de Janeiro, haverá uma inversão da estratégia de vacinação, devendo nesta fase ser imunizados os bovinos e bubalinos com até 24 meses, e na segunda, em novembro, animais de todas as idades. A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria de Agricultura, vai doar quatro mil doses para serem distribuídas aos pequenos criadores que possuam até 30 cabeças de gado.

Para retirar o imunizante, o criador, que deve estar devidamente cadastrado na Defesa Agropecuária, precisa levar isopor e gelo, a fim de acondicionar as vacinas, necessitando comparecer no Centro Administrativo da Secretaria de Agricultura, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, ao lado do Banco Itaú, na área central da cidade. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 17h.

“Quem não tem o cadastro, deve comparecer à sede da Agricultura levando a escritura da propriedade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), documento original de identidade com foto e comprovante de residência. Cinco dias após a vacinação do animal é preciso enviar as declarações de imunização aos Núcleos de Defesa Agropecuária. Fique atento e não deixe de vacinar o seu rebanho! Qualquer dúvida adicional basta ligar para o telefone (22) 2789-1118”, orientou o subsecretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Daniel Abílio.